Vetão anuncia nomes da CPI da Itaurb e dá sinal verde aos trabalhos de investigação

Comissão será presidida por ‘Tãozinho’ Leite, autor do requerimento de instalação

Vetão anuncia nomes da CPI da Itaurb e dá sinal verde aos trabalhos de investigação
Sebastião Ferreira Leite é o autor do pedido de investigação da empresa pública. Foto: Wesley Rodrigues/DeFato

O presidente da Câmara de Itabira, Weverton Leandro Santos Andrade, o “Vetão” (PSB), anunciou na tarde desta quinta-feira, 20, os nomes dos seis vereadores, entre titulares e suplentes, que vão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Empresa de Desenvolvimento de Itabira – Itaurb, criada por meio de requerimento aprovado em plenário no dia 11 de maio.

O autor da proposição, Sebastião Ferreira Leite (Patriota), foi escolhido para presidir a CPI. A relatoria caberá a José Júlio Rodrigues (PP) e a vaga de vogal será ocupada por Marcelino Freitas Guedes (PSB).

São suplentes, pela ordem das vagas, respectivamente, Reinaldo Soares de Lacerda (PSDB), Júlio César de Araújo (PTB) e Carlos Henrique de Oliveira (PDT).  A portaria com a nomeação dos membros foi assinada por Vetão ainda nesta quinta.

O próximo passo é definir a data da sessão inaugural e o calendário dos trabalhos. A CPI da Itaurb terá seis meses – prazo sujeito à prorrogação – para analisar a vida financeira da empresa pública nos últimos 12 anos e concluir se houve irregularidades na gestão.

Missão

“Nomeados, os senhores têm a partir deste momento a grande missão dos trabalhos da CPI. Volto a ressaltar, mais uma vez, o compromisso da direção dessa casa para que o trabalho seja sério, que traga resultados e, principalmente, transparência para a população itabirana”, disse Vetão aos colegas, durante a chamada para a reunião das comissões permanentes no Centro Cultural.

Pouco depois, à imprensa, Vetão lembrou de suas tentativas para emplacar uma CPI na legislatura anterior e comemorou o atual avanço da pauta. “Nós precisamos saber o que levou a empresa a chegar a essa situação e, se Deus nos permitir, contribuir para a reconstrução da Itaurb”, disse.

Tãozinho, por sua vez, defendeu a condução de um “trabalho respeitoso”, diante do tamanho da instituição. “Tenho a certeza de que os demais colegas nomeados têm o mesmo objetivo, o de fazer um trabalho onde possamos realmente ver o que está acontecendo com a Itaurb e ver a possibilidade de tirá-la da realidade que enfrenta, com dívida de R$ 84 milhões”.

Reunião de comissões

A sessão para análise e pareceres de projetos que seriam incluídos na pauta da próxima reunião ordinária, na terça-feira, 25, não ocorreu por falta de quórum. O encerramento foi comunicado por Bernardo de Souza Rosa (Avante), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Os demais membros do colegiado não puderam comparecer esta tarde.

Em outros dois momentos a reunião de comissões também foi suspensa por falta de quórum. Leia aqui e aqui.