Vetão e Rose exigem explicações do Saae sobre água suja em Itabira

Parlamentares se uniram nas cobranças à Karina Lobo, presidente da autarquia

Vetão e Rose exigem explicações do Saae sobre água suja em Itabira
Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Os vereadores Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB) e Rose Félix (MDB) cobraram do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae), neste domingo (12), esclarecimentos sobre a água suja distribuída aos bairros abastecidos pela ETA Pureza desde ontem (11). A situação foi relatada por itabiranos de diferentes regiões do município e detalhada por uma matéria do portal DeFato.

Por meio do seu perfil no Instagram, o agora ex-líder do Governo na Câmara, Vetão, afirma ter solicitado ao Saae: disponibilização de água mineral aos afetados; reembolso àqueles que foram forçados a paralisar o consumo de água; medidas de proteção integral aos reservatórios de águas itabiranos contra casos de vandalismo e medidas urgentes para o atendimento na saúde pública de Itabira, em casos de contaminação.

Vetão diz ter feito as exigências à Karina Lobo, presidente do Saae, por meio do WhatsApp, mas reforçou que irá oficializá-las nesta segunda-feira (13). Confira o posicionamento completo do vereador logo abaixo.

Também por meio do seu Instagram, Rose Félix reiterou ter evitado se posicionar publicamente desde o sábado, pelo fato de algumas coisas “fugirem do controle da gestão”, diz ela. Porém, a vereadora exigiu esclarecimentos de Karina Lobo à população itabirana. Rose enfatizou, ainda, que o mínimo a ser esperado do Saae é transparência e suporte imediato. O posicionamento completo da parlamentar está disponível logo abaixo.

Foto: Reprodução

Entenda

Desde ontem (11), diversos itabiranos relatam receber uma água de qualidade muito ruim, apresentando coloração escura e até mesmo mau cheiro, em suas residências. Em alguns casos, a situação se arrasta há mais de 24 horas, impossibilitando o consumo da água em um período de fortes temperaturas. Responsável pelo abastecimento em Itabira, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) reconhece a situação e afirma realizar um trabalho minucioso para resolvê-la.

Segundo a autarquia, a origem do problema está na ETA Pureza, responsável por abastecer quase 50 bairros de Itabira. O Saae diz ter detectado um cheiro anormal na água distribuída pela estação, o que forçou, inclusive, uma paralisação do trabalho de captação feito no local.