Vetão perde a liderança de governo após derrotas de Marco Antônio Lage na Câmara de Vereadores

A partir de agora, o parlamentar Carlos Henrique de Oliveira assume o posto no Legislativo

Vetão perde a liderança de governo após derrotas de Marco Antônio Lage na Câmara de Vereadores
Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Na noite desta sexta-feira (10), a Prefeitura de Itabira surpreendeu e comunicou que o vereador Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB) não é mais o líder de governo na Câmara Municipal. A mudança acontece três dias depois que o governo Marco Antônio Lage (PSB) amargou duas duras derrotas no Legislativo — o que só foi possível com a conivência de parlamentares da base governista, entre eles o próprio Vetão.

A decisão do prefeito Marco Antônio Lage foi comunicada em uma breve nota divulgada pela sua assessoria de comunicação — publicada na íntegra a seguir:

“A Prefeitura de Itabira comunica a substituição na liderança do governo na Câmara de Vereadores. A função passa a ser ocupada por Carlos Henrique de Oliveira (PDT). O prefeito Marco Antônio Lage agradece ao vereador Weverton Andrade ‘Vetão’ pela dedicação na liderança de governo até a presente data”.

O substituto Carlos Henrique já ocupava o posto de vice-líder de governo na Câmara.

Procurado pelo portal DeFato, Weverton Vetão, que cumpre agenda em Barão de Cocais na noite desta sexta-feira, limitou-se a dizer que a sua saída da liderança de governo se deve a “diferenças de posicionamentos” e “algumas divergências de pensamentos”.

Sem entrar em detalhes sobre quais seriam essas diferenças, Vetão citou como exemplo a sua decisão em votar a favor da derrubada de dois vetos do prefeito a artigos do projeto de lei 80/2023, de autoria do vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães “do Salão” (PTB), que determina a afixação de cartazes com as informações do contrato de todos os imóveis locados pela Prefeitura de Itabira.

O agora ex-líder de governo também não esclareceu se segue na base de apoio ao governo Marco Antônio Lage ou se ele irá romper com a atual administração municipal.

Entenda

Na última terça-feira (7), os vereadores derrubaram três vetos de Marco Antônio Lage a projetos de lei. Dois desses vetos se referiam ao projeto de lei 80/2023. Apesar da proposta ser de autoria de Sidney do Salão, o prefeito desejava barrar dois artigos elaborados por Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho” (MDB).

Um desses artigos exigia a divulgação do nome do proprietário do imóvel; enquanto o outro definia as dimensões das placas informativas. Os dois vetos foram derrubados por 9 votos a 8.

Na ocasião, Weverton Vetão alegou que sempre é favorável a projetos de transparência para justificar a sua decisão de ir contra o prefeito Marco Antônio Lage: “Durante meu primeiro mandato sempre fui favorável aos projetos de transparência. Tive um embate interessante no mandato passado sobre transparência em relação aos gastos com a imprensa e não posso, neste momento, ser contrário a uma ação que eu vejo que não possui problema jurídico. Vejo também que não estará expondo, uma vez que todas as pessoas que têm contratos e prestam serviços ao poder público você encontra no portal da transparência, o quanto ela ganha e o tempo do contrato. Então não vejo problema algum em permanecer o projeto desta forma, por isso dou o voto não como líder do governo, mas como vereador de segundo mandato e que no primeiro mandato foi incansável defendendo a transparência”.

Na mesma reunião, um terceiro veto de Marco Antônio Lage a projetos de lei também foi derrubado. Dessa vez referente ao projeto de lei 87/2023, de autoria de Marcelino Guedes (PSB), que denomina como “Maria das Dores Bragança” uma rua do bairro Barreiro.