Viaduto interligará avenida Rio Doce à Machado de Assis; saiba mais

Ainda serão feitos estudos sobre o processo de desapropriação do terreno e possíveis remoções de residências

Em 2024, a mineradora Vale irá remodelar a linha férrea em Itabira – retirando as passagens de nível existentes na Vila Amélia, Vila São Joaquim e Areão -, construindo um novo traçado fora da área urbana e substituindo os antigos trilhos por avenidas e parques lineares. A informação foi dada pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB), em entrevista recente. Segundo o prefeito, o mesmo projeto também pretende interligar a avenida Rio Doce (bairro Areão) à avenida Machado de Assis/Integração (Machado). 

Para isso, será construído um viaduto entre os trechos, ajudando a desafogar o trânsito no local, ‘‘que é muito no horário de pico, um transtorno’’, comenta o prefeito. Segundo Marco Antônio, a obra pretende ser ‘‘um circuito que vai melhorar muito a mobilidade urbana de Itabira’’

No entanto, a construção não deverá ser iniciada em 2024. Ainda serão feitos estudos sobre o processo de desapropriação do terreno e possíveis remoções de residências. A tendência, segundo Marco Antônio Lage, é de que a construção se inicie em 2025, após a finalização do novo traçado férreo e a finalização dos parques lineares.