Vídeo flagra militares chutando grávida em Santa Bárbara
Os excesso cometidos pelos policiais, durante a abordagem, foram filmados sem que eles notassem
No começo dessa semana, um vídeo chocou os internautas da região. Nele, dois policiais militares são filmados enquanto abordam uma mulher fazendo uso de agressão policial. Visivelmente irritada, ela grita e resiste a seguir as orientações dos oficiais da PM. Depois de algumas tentativas de convencê-la a entrar na viatura, sem sucesso, eles perdem a paciência e usam de força policial para obrigá-la.
A violência excessiva é assustadora. A mulher é erguida no ar e depois jogada no chão. Um dos policiais usa os joelhos para mantê-la imobilizada. Além disso, o outro militar chuta suas pernas para conter as tentativas da mulher de se soltar. O vídeo acaba com os policiais percebendo que estavam sendo filmados e tentando pegar o celular. Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram
A cidade em que tudo aconteceu foi Santa Bárbara. A mulher é Shirley Carias, de 32 anos. Ela está grávida de cinco meses. A polícia foi chamada para intervir num desentendimento entre ela e uma cunhada, no sábado (23), quando o caso aconteceu. Segundo Shirley relatou em outro vídeo, que também corre nas redes sociais, os policiais queriam levá-la para a delegacia na viatura. Ela, porém, se recusou pois a cunhada tinha recebido permissão para ir ao posto policial em um Uber.
“Estou toda machucada, tenho que mostrar todas as marcas né, todas as cicatrizes, porque estão muito feias, o meu rosto está todo machucado, estou com cicatrizes por todo lado do corpo, sou gestante, estou com 21 semanas”, diz no relato gravado.
Shirley ainda detalhou que os policiais não autorizaram que os médicos a atendessem direito, quando foi levada à unidade de saúde. Ela diz temer pela própria vida por conta da repercussão do caso. “Eu estou com medo deles se revidarem contra mim também, por eu ser uma mulher e não ter defesa”. Veja o relato completo de Shirley Carias.
Ver essa foto no Instagram
Nota oficial
O 26º Batalhão da Polícia Militar, responsável também pela cidade de Santa Bárbara informou, por meio de nota oficial, que a gestante não aceitou e resistiu à condução. Confira a nota na íntegra.
“Na tarde desse sábado (23/01), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de agressão e ameaça, em um bairro residencial no município de Santa Barbara. No local dos fatos, a autora foi localizada sendo necessária sua condução para o devido registro dos fatos, momento em que a mulher não aceitou e resistiu à condução. Os militares então usaram técnicas de contenção na prisão da autora, a qual fora projetada ao solo e imobilizada. O 26º BPM, esclarece que foi confeccionado boletim de ocorrência que contém as ações policiais, mesmo não havendo reclamação formal na unidade da Polícia Militar sobre a citada intervenção”.