Zeca Camargo lança em Itabira o programa “Esse Rio é Meu” e participa do Sempre Um Papo
Os dois eventos também contam com a participação da jornalista e escritora Silvana Gontijo, que preside a organização Planetapontocom
Nesta quarta-feira (22) é celebrado do Dia Mundial da Água. Em razão da data, Itabira recebe, na próxima quinta-feira (23), o jornalista, apresentador e escritor Zeca Camargo — que participará de dois eventos voltados para a educação ambiental e desenvolvimento sustentável e cultural. À tarde, ele participa do lançamento do programa “Esse Rio é Meu”; já à noite, será um dos convidados do Sempre Um Papo. Nas duas jornadas, Zeca estará acompanhado da também jornalista Silvana Gontijo, que preside a organização Planetapontocom.
O projeto “Esse Rio é Meu” é parte de um convênio entre a Prefeitura de Itabira e a organização Planetapontocom, com o apoio da Vale. A iniciativa pretende mobilizar 48 escolas municipais, totalizando cerca de 1.180 professores e mais de 9.380 alunos, na preservação de rios locais. O projeto acontecerá de forma articulada com a grade curricular destas instituições de ensino e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O lançamento do programa acontece na quinta-feira, às 13h, na Secretaria de Meio Ambiente.
O programa nasceu a partir de uma pesquisa realizada com mais de 4 mil professores, com o objetivo de saber a causa que mais motiva e mobiliza crianças e jovens no Brasil. A preservação ambiental — com ênfase na questão hídrica — teve maior destaque. “Assim, visando levar este debate para o centro do processo pedagógico, criamos o programa ‘Cidades, Salvem seus Rios!’”, explica Silvana Gontijo.
Em 2015, o projeto piloto foi lançado na cidade do Rio de Janeiro. Batizada com o nome “Carioca, o rio do Rio”, a iniciativa envolveu cerca de 28,5 mil alunos e 540 professores de 27 escolas públicas e privadas situadas na bacia do Rio Carioca, que nasce na Floresta da Tijuca e deságua na Baía de Guanabara.
Além da ação de recuperação, o projeto piloto levou o Carioca a ser o primeiro rio urbano brasileiro tombado como patrimônio histórico e cultural. Outro resultado importante foi a aprovação, em abril de 2019, da Lei Municipal nº 6.535, que estabelece a implementação do projeto “Esse Rio é Meu” no âmbito de todas as escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.
Sempre Um Papo
À noite, a partir das 19h, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), acontece mais uma edição do Sempre Um Papo Itabira. Com mediação do jornalista Afonso Borges, Zeca Camargo e Silvana Gontijo participam de uma conversa com o tema “Literatura, Rios e Patrimônio”. O evento é aberto ao público e conta com entrada gratuita.
Uma das principais personalidades do jornalismo televisivo brasileiro, Zeca Camargo tem mais de 30 anos de carreira, com passagem por diversos veículos de comunicação. Foi correspondente da Folha de São Paulo, em Nova York, apresentador da MTV, repórter do Fantástico, entre outros. Além de jornalista, ele é também autor de livros como “Elza”, “De A-ha a U2: os Bastidores das Entrevistas do Mundo da Música” e “Quase Normal: Contos”.
Além de jornalista e escritora — autora de livros como “80 Anos de Moda no Brasil”, “A Voz do Povo”, “O Mundo em Comunicação” e “Uma Aventura na Comunicação” — Silvana Gontijo é também diretora de arte, educadora e pesquisadora. Sua carreira sempre foi pontuada por trabalhos de arte e texto, alternada e simultaneamente. Ela fez a Direção de Arte de diversos filmes brasileiros de longa metragem, como “Sonhos de Menina Moça”, “Os Trapalhões em uma Escola Atrapalhada” e “Carlos Drummond de Andrade – 80 Anos de Poesia”.
+ Médica é presa em BH suspeita de crimes contra a ex-namorada por não aceitar fim de relacionamento
Serviços
“Esse Rio é Meu” – Itabira – lançamento
Data e horário: quinta-feira (23), às 13h
Local: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (R. Gérson Guerra, 162 – Santo Antônio, Itabira)
Para mais informações, acesse o site do projeto e as redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin
Sempre Um Papo Itabira com Zeca Camargo e Silvana Gontijo
Data e horário: quinta-feira (23), às 19h
Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 – Centro, Itabira)
Entrada: Gratuita