41º Festival de Inverno comemorará os 70 anos de “A Rosa do Povo”, de Drummond

Oficina “Filhos do sonho”, foi uma das várias opções do 40º Festival de Inverno

41º Festival de Inverno comemorará os 70 anos de “A Rosa do Povo”, de Drummond

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) prepara-se para a realização do 41º Festival de Inverno de Itabira, entre os dias 5 e 26 de julho de 2015. Com o tema “A Rosa e o povo, o eu e o mundo”, a FCCDA comemorará os 70 anos de “A Rosa do Povo”, um dos livros mais importantes do poeta itabirano, cuja primeira edição foi lançada em 1945.

A temática deste ano abre um arco de grande amplitude − vai do abstrato ao concreto, do pessoal ao universal –, e oferece espaço para toda a diversidade da expressão artística. A ideia da FCCDA é estimular todos os criadores, que fazem da arte brasileira uma das mais belas, mais ricas e mais originais do nosso tempo, para que participem dessa celebração da cultura nacional.

Um das etapas da elaboração da agenda do Festival de Inverno é a publicação de um edital, para que os artistas possam enviar propostas e apresentar seus trabalhos. Divulgado desde o dia 20 de janeiro, o edital lista as categorias, a documentação e os quesitos avaliativos para os interessados em participar da extensa programação.

Os proponentes têm até o dia 20 de março para encaminhar as propostas. Dividido em duas categorias, o edital abrange projetos de circulação de eventos, apresentações e espetáculos, bem como de formação e de experimentação artístico-culturais.

Clique aqui e acesse o edital

Encerrado o prazo para envio, as propostas serão analisadas por comissões formadas por cinco membros: dois representantes da FCCDA, um representante do Conselho Municipal de Cultura e dois técnicos de cada categoria, de reputação ilibada e comprovada experiência profissional nas respectivas áreas.

As comissões se basearão nos seguintes critérios para avaliar as propostas:

1. Adequação das linhas da(s) proposta(s) ao tema do Festival de Inverno de Itabira;

2.Coerência de objetivos, metas, metodologia, justificativa e crítica pública da(s) proposta(s);

3. Contribuição para o fortalecimento e a valorização da diversidade cultural brasileira;

4. Comprometimento com o aspecto cultural e a diversidade da expressão artística, visando a ações que privilegiem a essência sociocultural, a realidade da vida e o cotidiano das pessoas e do meio cultural;

5. Análise do portfólio e/ou histórico da(s) Iniciativa(s) parceira(s), mérito e abrangência da proposta, incluída a contribuição para o desenvolvimento local e para os impactos esperados no desenvolvimento da ação/projeto/atividades.

As propostas devem ser enviadas pelo correio, com todos os documentos obrigatórios definidos no edital, que, com seus anexos e respostas às perguntas mais frequentes, pode ser acessado no site www.fccda.mg.gov.br

Outras informações pelo telefone 31-3835.2102.