46º Festival de Inverno de Itabira é adiado
A possibilidade de realizar o evento em formato online não é descartada.

O 46º Festival de Inverno de Itabira, previsto para acontecer entre os dias 3 e 19 de julho, foi adiado. A decisão foi comunicada pela Fundação Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), na noite desta terça-feira (12). A entidade justifica que, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e as medidas de enfrentamento ao vírus, o cronograma da festa precisa ser alterado. A possibilidade de realizar o evento em formato online não é descartada.
“A medida se faz necessária para garantir a segurança do nosso público, assim como de artistas, colaboradores e parceiros. Neste momento difícil, temos que nos unir para garantir o bem-estar de todos e buscar soluções criativas para levar arte e cultura à comunidade itabirana e contribuir com a classe artística”, declarou a Fundação Cultural.
Dessa forma, a FCCDA deu prosseguimento ao edital de inscrições no 46º Festival de Inverno de Itabira. A primeira etapa de seleção se encerrou no dia 30 de abril e contou com 95 projetos inscritos — sendo 84 classificados. Agora, essas propostas seguirão para análise técnica.
“Para viabilizar a execução do 46º Festival de Inverno de Itabira, a FCCDA vem acompanhando o cenário e a disseminação da Covid-19 para determinar uma nova data de realização. A instituição, ainda, trabalha com a possibilidade de realizar o evento em formato online — fazendo com que a cultura seja fortalecida em Itabira neste momento complicado”, declarou.
Realizado entre 13 e 28 de julho do ano passado, o 45º Festival de Inverno de Itabira contou com um público estimado de 25.500 mil pessoas.
Fomento
Nas últimas semanas, a FCCDA vem trabalhando em um edital de credenciamento para a contratação de conteúdo online junto aos profissionais da cultura.
O edital prevê que os artistas gravem um vídeo inédito com o seu trabalho, que será divulgado no canal da FCCDA no YouTube. Com isso, a instituição cultural pretende incentivar a produção artística.
Além disso, cria um mecanismo de remuneração aos profissionais do setor, que foram bastante atingidos pelas medidas de enfrentamento ao COVID-19, como a suspensão de atividades e apresentações culturais. O edital deve ser publicado nos próximos dias.