47º Festival de Inverno de Itabira: confira a programação desta quarta-feira

Nesta quarta-feira, a programação do 47º Festival de Inverno de Itabira contará com contação de histórias, exposição itinerante, palestra e intervenção musical

47º Festival de Inverno de Itabira: confira a programação desta quarta-feira
Foto: Divulgação/FCCDA
O conteúdo continua após o anúncio


Nesta quarta-feira (28), a programação do 47º Festival de Inverno de Itabira, promovido pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), contará com contação de histórias, exposição itinerante, palestra e intervenção musical.

O bairro Gabiroba recebe, às 14h, a intervenção “Pipoquinhas”, uma iniciativa da Biblioteca Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto, que utiliza as contações de história para incentivar o hábito de leitura.

Às 16h, o bairro Areão recebe a exposição itinerante “Imagem, Patrimônio e Afeto”, da fotógrafa Juliana Naves. A mostra, composta por 14 imagens, traz um olhar sobre o patrimônio histórico da cidade e demonstra a importância de se preservar os casarões centenários da cidade.

Pelo canal da FCCDA no YouTube, das 14h às 16h, acontece a palestra infantil “O Boneco Leitor através de Kirigami”, com Hermes Perdigão. Kirigami vem das palavras japonesas kiru, que significa cortar, e gami, que significa papel — ou seja, trata-se da arte de cortar papel dobrado, diferentemente do origami, em que se dobra o papel sem cortá-lo. Na palestra, será mostrada a criação de bonecos com movimentos feitos com objetos encontrados em casa.

Encerrando a programação de quarta-feira, o músico Saulo Carvalho promove uma internvenção musical no Largo do Batistinha, na região central, às 17h.

Oficinas

Rômulo Avelar ministra a oficina “Produção e Gestão Cultural” entre os dias 26 e 30 de julho, das 15h às 18h. O curso tem como objetivo lançar pontos entre os universos da cultura e da administração, bem como estimular o desenvolvimento de ações colaborativas no ambiente cultural.

José Nildo é responsável pela oficina “Desenho Cênico para as Novas Realidades” entre os dias 26 e 28 de julho, de 14h às 16h. O curso busca estimular a criação cênica para as novas realidades, tendo como base as vivências das próprias criança durante a pandemia. A partir da improvisação será analisado o que torna ou diferencia a ação improvisada em ação cênica.

Hermes Perdigão coordena a oficina “O Boneco Leitor através de Kirigami” no dia 28 de julho, de 14h às 16h. O curso tem como objetivo estabelecer um novo olhar para a reciclagem, utilizando objetos facilmente encontrados em casa para construir um boneco.

Mônica Tavares é responsável pela oficina “O Corpo em Cena”, que acontece on-line, nos dias 27 e 29 de julho, de 14h às 16h30. A atividade utiliza exercícios da dança moderna e contemporânea, exercícios e jogos de improvisação corporais e teatrais para ampliar a consciência corporal.

A programação do 47º Festival de Inverno de Itabira tem outras oficinas que acontecerão ao longo do mês, mas, para participar dos cursos, é necessário inscrição prévia. Saiba mais aqui.

Clique aqui e acesse toda a programação do 47º Festival de Inverno de Itabira.

MAIS NOTÍCIAS