47º Festival de Inverno de Itabira: confira a programação desta quarta-feira

A agenda do Festival de Inverno de Itabira terá contação de histórias, exposições e intervenções poética e musical

47º Festival de Inverno de Itabira: confira a programação desta quarta-feira
Foto: Stael Azevedo
O conteúdo continua após o anúncio


Nesta quarta-feira (21), a programação do 47º Festival de Inverno de Itabira, promovido pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), terá contação de histórias, exposições e intervenções poética e musical.

A Fazenda do Pontal recebe a exposição “Expressões de Resistência do Congado Itabirano”, da fotógrafa Stael Azevedo e curadoria do dançarino Warley Ferreira. A mostra é resultado de um estudo de quinze anos e retrata aspectos de resistência sociocultural e religiosa de membros do Congado. O evento é presencial — com base nas diretrizes estabelecidos pelo Minas Consciente — e com entrada gratuita.

A comunidade do Engenho recebe, às 14h, a contação de histórias “Pipoquinhas”. A iniciativa é da Biblioteca Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto e busca tornar mais acessível a linguagem artística literária para pessoas em vulnerabilidade social.

O agitador cultural, poeta e escritor Auíta Andrade realiza, às 16h, uma intervenção poética na região central da cidade, passando pela avenida João Pinheiro e Prefeitura Municipal de Itabira.

A praça Dr. Nelson Lima Guimarães — a pracinha do Pará — recebe, às 17h30, a exposição itinerante “Expressões de Resistência do Congado Itabirano”, da fotógrafa Stael Azevedo e curadoria de Warley Ferreira. A mostra é resultado de quinze anos de estudo da manifestação religiosa e cultural.

Mais tarde, às 19h, também na praça do Pará, o instrumentista Saulo Caralho apresenta show de baixo e guitarra para encerrar a programação de quinta-feira do 47º Festival de Inverno de Itabira.

Oficinas

Matheus Maia comanda a oficina “Conto de História Infantil”, que apresenta histórias musicalizadas sobre animais, contos, poemas, histórias humorísticas, dentre outros gêneros literários. A atividade acontece na Biblioteca Luiz Camillo de Oliveira Netto, que funciona no prédio da FCCDA, das 14h às 15h, até do dia 21 de julho.

Jéssica Moraes é a responsável pela oficina “Capoeira para Crianças”, que busca estimular a imaginação do público infantil, estimulando o autoconhecimento corporal, além de apresentar a riqueza filosófica e histórica da capoeira. O curso acontece até o dia 23 de julho, de 14h às 15h, na Galeria da FCCDA.

Nana Mendonça trabalha a oficina “Musicalização através do Canto”. No curso, serão iniciadas práticas de leitura rítimica e melódica, solfejo ditado, iniciação à técnica vocal, respiração, apoio, resistência, ajustes e sistema fonatório. As aulas acontecem até o dia 23 de julho, das 14h às 15h, de maneira on-line.

No foyer da FCCDA, Letícia Lage ministra a oficina “Mandalas de Lã”. No cursos, será abordado a simbologia por trás da mandala “Olho de Deus”, associada à saúde, felicidade e prosperidade. São duas turmas: a primeira com aulas em 19 e 21 de julho, de 14h30 às 17h; e outra nos dias 20 e 22 de julho, de 14h30 às 17h.

Na Casa de Drummond, Millôr, do projeto Arte Andarilha, ministra a oficina “Confecção e Manipulação de Bonecos”. O curso oferece um método prático, usando materiais alternativos e recicláveis. As aulas acontecem de 19 a 23 de julho, das 15h às 17h.

Rômulo Amaral é o responsável pela oficina “Maquiagem para Vídeo”, que acontece no Foyer da FCCDA. No cursos serão ensinados conceitos básicos de maquiagem. Aulas: 20 de julho, de 9h às 11h30; e 20 de julho, de 18h às 20h30.

Karem Daynide ministra a oficina de dança “Nosso Mundo Hip Hop”, que tem como objetivos principais promover o desenvolvimento de habilidades artísticas e da criatividade e promover a cultura hip hop. No dia 23 de julho, a oficina acontece na Galeria da FCCDA, de 18h às 20h; no dia 24 de julho, no bairro Bethânia, de 14h às 17h30; e no dia 25 de julho, no bairro João XXIII, de 14h às 17h30. Sempre presencial.

Mônica Tavares é responsável pela oficina “O Corpo em Cena”, que acontece on-line, nos dias 22, 27 e 29 de julho, de 14h às 16h30. A atividade utiliza exercícios da dança moderna e contemporânea, exercícios e jogos de improvisação corporais e teatrais para ampliar a consciência corporal.

Carla Navarro ministra a oficina “O Artista Produtor”, entre os dias 20 e 24 de julho, de 19h às 21h. O curso aborda o processo da produção cultural, desde o planejamento, passando pela organização e coordenação, chegando à finalização.

Nos dias 24 e 25 de julho, de 9h às 12h, no Centro Histórico de Itabira, acontece a oficina “Fotografias ao ar Livre”, com Rodrigo Sgarbi. O curso ensinará conceitos básico de como tirar fotografias de qualidade de pontos históricos de Itabira, tanto com smartphone quanto com máquina fotográfica amadora ou profissional.

A Casa do Brás será palco, no dia 24 de julho, de 10h às 12h, a MasterClass “Dicas Práticas e Técnicas para Gravação em Estúdio”, com João Carlos Viana. O curso é voltado para trompete, trombone, sax, percussão e guitarra, cabendo ao aluno escolher a opção que preferir.

Também no dia 24 de julho, das 14h às 16h, na Casa do Brás, João Carlos Viana ministra a MasterClass “Técnicas para Instrumento de Sopro, Percussão e Guitarra”, que ensina como formatar repertórios e arranjos musicais em ensaio aberto com vários instrumentos de bandas pop e civis.

No Teatro da FCCDA, no dia 24 de julho, às 18h, João Carlos Viana comanda a MasterClass “Oficina de Performance”, que, por meio de uma apresentação case do grupo Charanga Pop, debate postura profissional, performance de palco e oficinas individuais de performance dos instrumentos trompete, trombone, sax, percussão e guitarra.

A programação do 47º Festival de Inverno de Itabira tem outras oficinas que acontecerão ao longo do mês, mas, para participar dos cursos, é necessário inscrição prévia. Saiba mais aqui.

Clique aqui e acesse toda a programação do 47º Festival de Inverno de Itabira.

MAIS NOTÍCIAS