7 dicas para manter joelhos saudáveis e longe de lesões

Confira dicas imperdíveis para a saúde dos seus joelhos na nova coluna de Guilherme Mousinho

7 dicas para manter joelhos saudáveis e longe de lesões
Foto: Reprodução / Internet
O conteúdo continua após o anúncio


1 – Pratique esportes
A construção de músculos fortes, anteriores e posteriores da coxa, pode diminuir a dor e ajudar as pessoas a tolerarem melhor algumas doenças e controlar o peso.

2 – Peça orientações a um especialista em Joelho
O exame físico inclui o alinhamento dos joelhos: estaticamente, joelhos em “x” (genu valgum) e pés planos (pisada pronada). Os dois estão ligados estatisticamente a diversos tipos de lesão, principalmente entre corredores de rua.

3 – Peça orientações a um treinador
O treinamento incorreto é considerado o principal fator ligado a lesões. Correr sozinho e sem orientações de um educador físico especializado na área pode desencadear lesões

4 – Fortaleça o joelho
O ganho de massa muscular na coxa, rotadores do quadril e glúteos são cruciais para o preparo ao esporte, idealmente em uma academia sob a supervisão de um educador físico, evitando-se angulações e posturas lesivas.

5 – Não exagere no treino
Picos súbitos de treino visando determinada prova podem ser o “estopim” de uma lesão, principalmente se os tecidos do joelho já estiverem sobrecarregados. Ou sair do sedentarismo direto para corrida, pode ser mais lesivo que benéfico, podendo levar a fraturas por estresse.

O conteúdo continua após o anúncio

6 – Trabalhe as outras articulações
Uma boa flexibilidade e bom arco de movimento do quadril e tornozelo ajudam a transmitir e dissipar melhor a força durante o esporte, evitando a sobrecarga nos joelhos.

7 – Cuidado com o calçado
Tênis confortáveis e com bom amortecedor ao “toque do calcanhar” ajudam a tirar a pressão da articulação do joelho. Para as mulheres, aconselha-se evitar o exagero no uso de saltos altos, pois, além de causarem encurtamento da musculatura da panturrilha, também enfraquecem a musculatura anterior da perna.

Lembre-se, procure sempre um especialista em joelho antes de iniciar suas atividades ou no primeiro indício de anormalidade.

Em caso de dúvidas, procura pela Clínica AME, no Edifício Val Paraíso, sala 301, na Avenida Mauro Ribeiro Lage, 190 – Esplanada da Estação, Itabira. Telefone de contato (31) 3840-4535. Celular/Whatsapp: (31) 9 7167-0011.

Guilherme Mousinho é ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do joelho e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato. 

 

<

MAIS NOTÍCIAS