Noite especial sela ano das empresas mais lembradas por consumidores itabiranos

Jantar Empresarial promovido pelo Grupo DeFato reconheceu o esforço e talento de empresários e colaboradores que fortalecem as marcas de seus negócios

Noite especial sela ano das empresas mais lembradas por consumidores itabiranos

Reconhecimento. Palavra que representa sentimento de admiração por alguém ou que confere méritos por algum feito.

A noite de quarta-feira, 13 de dezembro, foi de reconhecimento em Itabira. O Jantar Empresarial Marcas Mais Lembradas, organizado pelo Grupo DeFato, exaltou as empresas que não saem da cabeça dos consumidores. A festa aconteceu no Espaço Cia Garden Fest e selou em grande estilo o 2017 de empreendimentos eleitos os mais lembrados pelos próprios clientes em pesquisa promovida pelo Instituto DataMG.

O evento reuniu 65 empresas e mais de 250 pessoas. As empresas mais lembradas receberam certificados das mãos do diretor de Operações da Transpes – Potência em Logística (eleita a melhor empresa para se trabalhar no Brasil em 2016), Lucas Gonzales, e do jornalista Marco Antônio Lage, vice-presidente Executivo do Cruzeiro Esporte Clube e ex-diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na América Latina. Os dois fizeram participações especiais no evento e falaram aos empresários sobre práticas de gestão e fortalecimento de marca.


A diretora do Grupo DeFato, Kelly Eleto, comentou da evolução do evento em relação ao ano passado, quando foram cerca de 40 empresas participantes. Ela exaltou a atuação dos empresários em 2017 e convidou os empreendedores a conduzir os negócios em 2018 não se restringindo apenas à geração de lucro.. “Que possamos criar, simultaneamente, diferentes valores para a nossa cidade. Sejam eles sociais, culturais, emocionais, éticos e até mesmo espirituais”, elencou.

Já o diretor do Instituto DataMG, Adílson Simeão, agradeceu a parceria com o Grupo DeFato e o engajamento dos empresários participantes. Ele citou que tem oito anos que realiza a pesquisa panorama econômico e mencionou que em 2017 também houve a oportunidade de votos online, além do método convencional nas ruas de Itabira. “A pesquisa é uma orientação, pois reproduz o que o consumidor está pensando”, pontuou.


“Compartilhar esperança”

Diretor de Operações da Transpes, Lucas Gonazales veio a Itabira especialmente para o Jantar Empresarial Marcas Mais Lembradas. Durante sua fala aos empresários itabiranos, ele posicionou as relações com os colaboradores e a empatia como fatores preponderantes para o sucesso de um empreendimento. Para Lucas, a missão do líder é “espalhar e compartilhar esperança”.

Gonzales desafiou empresários a entrarem em 2018 com outro olhar para o colaborador e fazer coisas que ninguém se propõe a fazer. Com discurso otimista, o diretor disse acreditar no potencial do país e da classe empresarial. “Que tenhamos mais raça, mais capricho e mais excelência. Não se enganem, porque o amanhã já tem dono. O amanhã pertence àqueles que acreditam na força de seus sonhos”, exclamou.


Cuidando da marca

Marco Antônio Lage é itabirano e fez sucesso à frente do setor de Comunicação e Sustentabilidade da Fiat, onde permaneceu por 25 anos. A partir do ano que vem, cuidará da área de negócios do Cruzeiro. Ao falar com empresários de sua terra natal, comentou sobre os desafios para gerenciar uma marca e torná-la atrativa aos consumidores. “O valor da marca é fundamental para a sustentabilidade das empresas, e não é uma tarefa fácil promover esse fortalecimento”, disse.

Para Marco Antônio, fortalecer a marca passa por estimular pessoas e tornar mais sólidas as parcerias. Ele também destacou que uma empresa respeitada tem preocupação com as questões de meio ambiente e sociais. “A conduta ética é fator preponderante”, resumiu.


A escolha

A pesquisa Panorama Econômico elencou as empresas mais lembradas pelos consumidores de Itabira. Os dados foram levantados pela internet, por meio de um formulário disponibilizado pelo instituto, e nas ruas da cidade, em pesquisa tradicional. Ambos levantamentos foram espontâneos, ou seja, não houve indicação de possibilidades pelos pesquisadores. O entrevistado citou a empresa que primeiro lhe veio à cabeça.

O formato, chamado de Top of Mind, é uma metodologia de padrão internacional, sendo o instrumento ideal para mensurar o desempenho das marcas. Estar entre as mais lembradas é também sinônimo de sucesso na hora das vendas, já que 65% dos consumidores tendem a optar por comprar em quem lembra primeiro.


Premiado novamente

Pelo nono ano consecutivo, desde que esse tipo de pesquisa é realizado em Itabira, DeFato Online foi premiado como a marca mais lembrada no segmento “Portal de Notícias”. O portal foi representado pela equipe do Grupo DeFato durante a entrega dos certificados.

Serviços relacionados