Noite especial sela ano das empresas mais lembradas por consumidores itabiranos
Jantar Empresarial promovido pelo Grupo DeFato reconheceu o esforço e talento de empresários e colaboradores que fortalecem as marcas de seus negócios
Reconhecimento. Palavra que representa sentimento de admiração por alguém ou que confere méritos por algum feito.
A noite de quarta-feira, 13 de dezembro, foi de reconhecimento em Itabira. O Jantar Empresarial Marcas Mais Lembradas, organizado pelo Grupo DeFato, exaltou as empresas que não saem da cabeça dos consumidores. A festa aconteceu no Espaço Cia Garden Fest e selou em grande estilo o 2017 de empreendimentos eleitos os mais lembrados pelos próprios clientes em pesquisa promovida pelo Instituto DataMG.
O evento reuniu 65 empresas e mais de 250 pessoas. As empresas mais lembradas receberam certificados das mãos do diretor de Operações da Transpes – Potência em Logística (eleita a melhor empresa para se trabalhar no Brasil em 2016), Lucas Gonzales, e do jornalista Marco Antônio Lage, vice-presidente Executivo do Cruzeiro Esporte Clube e ex-diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na América Latina. Os dois fizeram participações especiais no evento e falaram aos empresários sobre práticas de gestão e fortalecimento de marca.
A diretora do Grupo DeFato, Kelly Eleto, comentou da evolução do evento em relação ao ano passado, quando foram cerca de 40 empresas participantes. Ela exaltou a atuação dos empresários em 2017 e convidou os empreendedores a conduzir os negócios em 2018 não se restringindo apenas à geração de lucro.. “Que possamos criar, simultaneamente, diferentes valores para a nossa cidade. Sejam eles sociais, culturais, emocionais, éticos e até mesmo espirituais”, elencou.
Já o diretor do Instituto DataMG, Adílson Simeão, agradeceu a parceria com o Grupo DeFato e o engajamento dos empresários participantes. Ele citou que tem oito anos que realiza a pesquisa panorama econômico e mencionou que em 2017 também houve a oportunidade de votos online, além do método convencional nas ruas de Itabira. “A pesquisa é uma orientação, pois reproduz o que o consumidor está pensando”, pontuou.
“Compartilhar esperança”
Diretor de Operações da Transpes, Lucas Gonazales veio a Itabira especialmente para o Jantar Empresarial Marcas Mais Lembradas. Durante sua fala aos empresários itabiranos, ele posicionou as relações com os colaboradores e a empatia como fatores preponderantes para o sucesso de um empreendimento. Para Lucas, a missão do líder é “espalhar e compartilhar esperança”.
Gonzales desafiou empresários a entrarem em 2018 com outro olhar para o colaborador e fazer coisas que ninguém se propõe a fazer. Com discurso otimista, o diretor disse acreditar no potencial do país e da classe empresarial. “Que tenhamos mais raça, mais capricho e mais excelência. Não se enganem, porque o amanhã já tem dono. O amanhã pertence àqueles que acreditam na força de seus sonhos”, exclamou.
Cuidando da marca
Marco Antônio Lage é itabirano e fez sucesso à frente do setor de Comunicação e Sustentabilidade da Fiat, onde permaneceu por 25 anos. A partir do ano que vem, cuidará da área de negócios do Cruzeiro. Ao falar com empresários de sua terra natal, comentou sobre os desafios para gerenciar uma marca e torná-la atrativa aos consumidores. “O valor da marca é fundamental para a sustentabilidade das empresas, e não é uma tarefa fácil promover esse fortalecimento”, disse.
Para Marco Antônio, fortalecer a marca passa por estimular pessoas e tornar mais sólidas as parcerias. Ele também destacou que uma empresa respeitada tem preocupação com as questões de meio ambiente e sociais. “A conduta ética é fator preponderante”, resumiu.
A escolha
A pesquisa Panorama Econômico elencou as empresas mais lembradas pelos consumidores de Itabira. Os dados foram levantados pela internet, por meio de um formulário disponibilizado pelo instituto, e nas ruas da cidade, em pesquisa tradicional. Ambos levantamentos foram espontâneos, ou seja, não houve indicação de possibilidades pelos pesquisadores. O entrevistado citou a empresa que primeiro lhe veio à cabeça.
O formato, chamado de Top of Mind, é uma metodologia de padrão internacional, sendo o instrumento ideal para mensurar o desempenho das marcas. Estar entre as mais lembradas é também sinônimo de sucesso na hora das vendas, já que 65% dos consumidores tendem a optar por comprar em quem lembra primeiro.
Premiado novamente
Pelo nono ano consecutivo, desde que esse tipo de pesquisa é realizado em Itabira, DeFato Online foi premiado como a marca mais lembrada no segmento “Portal de Notícias”. O portal foi representado pela equipe do Grupo DeFato durante a entrega dos certificados.