Três macacos são encontrados mortos por morador de Nova Era
Uma pessoa teria encontrado os animais em seu terreno e chamou o setor responsável da prefeitura para uma avaliação
Três macacos foram encontrados mortos por um morador do bairro Sagrada Família, em Nova Era nessa segunda-feira, 15 de janeiro. A suspeita da comunidade local é de que os animais tenham sido vítimas de febre amarela.
De acordo com informações de um desses moradores em redes sociais, uma pessoa teria encontrado os animais em seu terreno e chamou o setor responsável da prefeitura para uma avaliação. Segundo o morador, os primatas não foram recolhidos para análise. “Não posso afirmar a causa da morte, mas, três macacos aparecerem mortos em tempos de febre amarela, é de se preocupar”, disse na postagem.
Já nesta terça-feira, a Prefeitura de Nova Era divulgou um comunicado sobre o caso e a questão da febre amarela no município. O governo informou que não foi possível fazer a coleta e o encaminhamento dos macacos à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, devido ao avançado estado de decomposição dos bichos.
Segundo o comunicado, em razão da extensa área de vegetação do município de Nova Era, não é raro encontrar primatas mortos, seja por causas naturais, agressões ou doenças transmissíveis. “Os macacos não transmitem a febre amarela, eles são as vítimas da doença. A febre amarela é transmitida pelos mosquitos vetores Haemagogus e Sabethes (ciclo silvestre) e pelo Aedes aegypt (ciclo urbano). A morte dos macacos é apenas um alerta para as autoridades municipais e estaduais”, diz o informativo.
Segundo o informe , desde o ano de 2017, o município de Nova Era está em alerta devido a ocorrência de casos positivos em Minas Gerais e que a cidade não possui até o momento nenhum caso humano suspeito de febre amarela e mais de 90% da população está imunizada.
A vacina está disponível no Centro de Saúde Ruth Guerra, às quartas e sextas-feiras, e nas demais unidades de saúde, de 7h às 16h.