Prefeitura de Santo Antônio esclarece perda de vacinas em Unidade de Saúde
Segundo a prefeitura, foram preenchidos documentos notificando a perda total das doses, sendo a notificação encaminhada à GRS e posteriormente à SES
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Rio Abaixo esclareceu neste sábado, 3 de fevereiro, em nota encaminhada à DeFato Online sobre a perda de lotes de vacinas em uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF). A situação ocorreu na primeira quinzena de janeiro. A nota enviada não informou o tipo de vacina que foi perdida.
De acordo com o comunicado, apesar da perda dos materiais, a unidade já está provida, uma vez que foram entregues novos lotes de vacinas pela Gerência Regional de Saúde (GRS), sediada em Itabira.
Conforme a nota, o incidente aconteceu após uma queda de energia na tarde do dia 11 do mês passado, quando o termostato da geladeira da Sala de Vacinas se queimou, gerando um descongelamento total durante a noite. Assim que a equipe do PSF chegou ao local no dia seguinte, ao conferir a temperatura da geladeira, conforme rotina de trabalho, notou-se a perda total de todos as vacinas pelo descongelamento.
Imediatamente a GRS foi comunicada. A orientação era para manter as vacinas resfriadas, não descartar e nem utilizá-las, enquanto se aguardava um parecer da Secretaria Estadual de Saúde (SES), sobre a possibilidade de descarte ou não.
Segundo a prefeitura, foram preenchidos documentos notificando a perda total das doses, sendo a notificação encaminhada à GRS e posteriormente à SES. Enquanto aguardavam respostas da Secretaria de Estado, foram tomadas providências para a manutenção do refrigerador. “Mas, após executarmos duas vezes a manutenção, não obtivemos os resultados satisfatórios, que seria uma temperatura adequada para a conservação dos frascos de vacinas”, diz trecho da nota
A prefeitura teve que adquirir nova geladeira e a Secretaria Municipal de Saúde solicitou os novos lotes da vacina, sendo descartados os frascos que haviam sido perdidos.