Com blocos da capital, Carnaval de Conceição surpreende e já promete para 2019

Prefeitura faz balanço parcial da festa, que reuniu pelo menos cinco mil pessoas por dia de folia

Com blocos da capital, Carnaval de Conceição surpreende e já promete para 2019

Os números ainda não estão fechados, mas o balanço do Carnaval de Conceição do Mato Dentro aponta para uma programação que deu certo e que caiu como uma luva ao turismo e comércio local. A prefeitura da cidade estima que os foliões reuniram ao menos cinco mil pessoas em cada dia de festa. Na ressaca do Carnaval, a organização já faz planos para o ano que vem. A ideia é tornar o que foi bom ainda melhor e pôr o município no mapa dos melhores carnavais de Minas.

Para a festa, a Prefeitura chamou quem já entende do assunto para levantar poeira na cidade. Foram trazidos os blocos belo-horizontinos Funk You, Beiço do Wando, Havayanas Usadas e Quando Come se Lambuza – blocos que arrastam multidões na capital mineira.

Com o tema “Bate forte, coração”, a festa começou ainda na sexta-feira, 9 de fevereiro, e manteve o fôlego até essa terça-feira, 13. Na temporada, a folia agitou espaços como a praça Ubaldina – que foi coberta de tecidos e cores – e o Mercado Municipal. Além dos blocos que vieram de fora, a programação valorizou os blocos e escolas de samba da cidade.

Foto: Nacip Gomes

Segundo a Prefeitura, o carnaval local surpreendeu foliões e agradou até mesmo o público mais exigente no assunto. De acordo com a secretaria de turismo, cultura e patrimônio histórico, Rejane Ottoni, “nossa equipe se dedicou muito para que os visitantes pudessem ter uma experiência positiva, e isso envolve desde a ornamentação, atrações até a segurança, que foi bastante intensificada”.

“Trabalhamos em parceria com a Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros em uma operação especial para o feriado, com foco na proteção das pessoas. Quem veio para Conceição nesse ano pôde sentir essa energia de um Carnaval diferente, alto astral e seguro. Alem disso, fizemos gerar renda para o trade turístico, nossas pousadas e hotéis estavam em carga máxima de hóspedes e nossos bares e restaurantes ficaram sempre lotados”, comentou a secretária. “As atrações foram as mais conceituadas no Estado para este período de alegria e folia. Recebemos em média 5 mil pessoas por noite na praça em uma explosão de alegria. Blocos caricatos (Bloco do Xisto, Bloco de Trás e a Escola de Samba Unidos da Band) da cidade fizeram seus belos desfiles resgatando e dando continuidade à nossa tradição. Estamos muito felizes com o feedback da população. Que venha 2019!”, completou, em tom de entusiasmo.

Foto:Tiago Cupertino/Comunicação Prefeitura CMD

No ano passado, o Carnaval passou em branco – o governo municipal decidiu não fazer a festa. À época, o prefeito da cidade afirmou que a situação dos cofres públicos não era favorável: o município vivia no período um crítico arrocho financeiro. “Em casa com goteira não se constrói piscina”, pregava José Fernando de Oliveira (PMDB).

O peemedebista afirma que o governo “organizou a casa” para oferecer a festa em 2018. “Hoje, Conceição tem uma estrutura de pousadas e atrativos turísticos diferenciada para fomentar e agradar todo tipo de turista. Eventos bem-sucedidos significam projeção para o turismo e movimentação da economia local. Esse é o grande ganho”, resume o prefeito.

Responsável pela divulgação do Carnaval conceicionense e assessora de comunicação da Prefeitura, Amanda Lages Guerra cita, com otimismo, que o município já se prepara para a edição do ano que vem. “Tentamos registrar o máximo de momentos do povo de Conceição curtindo a festa para poder mostrar para a região que aqui tem um carnaval bom”.

Tranquilo

O tenente Raul Rosa Ferreira, da Polícia Militar em Conceição do Mato Dentro, informou que o carnaval da cidade transcorreu com normalidade. Segundo o oficial, nenhuma ocorrência grave foi registrada durante os dias de festa.

Fotos: Tiago Cupertino/Comunicação Prefeitura CMD

 

Fotos: DeFato

 

 

Foto: Ariel Branco

 

As fotos do evento foram divulgadas na página da PMCMD.