Interação: Evento reúne inúmeros estudantes e marca início do ano letivo na Unifei Itabira
Mesmo em uma cidade com hábitos e costumes um pouco diferentes do que estavam habituados os estudantes demonstram que estão animados para a nova jornada
Os estudantes do campus itabirano da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) comemoraram o início do ano letivo de uma forma bem peculiar: com um evento de integração dos calouros, os famosos bixos e bixetes, aos veteranos. O encontro é “batizado” de Isoporzinho e foi realizado durante a tarde e a noite desta segunda-feira, 26 de fevereiro, na praça do Areão.
Munidos de caixas de isopor com bebidas, inúmeros estudantes se reuniram na praça para interagir. Muitos deles nunca haviam pisado em solo itabirano. Mesmo em uma cidade com hábitos e costumes um pouco diferentes do que estão habituados- muitos vêm de outros estados-, os estudantes demonstram que estão animados para a nova jornada.
Uma delas é Júlia Ferreira, de apenas 17 anos. Ela veio da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, para cursar Engenharia de Produção. Recém-saída do Ensino Médio, a jovem disse que veio em busca do sonho de cursar Produção em uma universidade federal. A aluna afirmou que, além de buscar um bom rendimento universitário, sua intenção é conhecer pessoas diferentes e se integrar. “Aqui, eu vejo que o pessoal é mais agregado, acolhedor. Então, estou gostando. Eu pretendo ficar aqui”. Mesmo faltando pelo menos 5 anos de jornada acdêmica, ela já planeja seu futuro quando se formar: “Pretendo trabalhar na área e aqui tirar notas boas. Minha expectativa é super positiva, é aproveitar ao máximo o que eu possa ter aqui”, declarou.
Já Pedro Henrique Alves Lima Silveira, natural de São Lourenço, afirmou que chegou em Itabira “sem botar fé” no curso de Engenharia de Saúde e Segurança, já que alimentava o desejo de se formar em Medicina. O que o fez mudar de ideia foi uma pesquisa mais minuciosa sobre a engenharia escolhida. “Eu gostei. Com a de Saúde e Segurança eu pensei: ‘Maravilha, é isso!’. Apresentaram o curso para a gente e eu gostei demais, me identifiquei mesmo”.
Preocupação ambiental
O estudante Tales Augusto, presidente da Atlética Unifei Itabira (AUI), afirmou que a ideia do evento é integrar não somente os alunos da Unifei, mas, também de outras instituições e até a comunidade, já que o Isoporzinho foi realizado em local aberto exatamente para promover interatividade. “Qualquer um pode chegar com seu isopor e parar ali, para interagir”, disse ele. O encontro já tem tradição na cidade desde 2013, quando acontecia em frente às antigas instalações da Unifei, no bairro Amazonas.
De acordo com ele, todas as repúblicas que participaram chamaram a atenção dos moradores que cada um levasse seu saco de lixo, para que ao final do evento, fosse recolhido por cada um os resíduos gerados no local.