Conceição do Mato Dentro é ponto de partida para o desenvolvimento sustentável

Diálogo encabeçado pelo Instituto Espinhaço envolve instituições de reconhecimento nacional e internacional

Conceição do Mato Dentro é ponto de partida para o desenvolvimento sustentável
Grupos debateram ações para o desenvolvimento sustentável – Foto: Sandra Oliveira

Não é exagero dizer que o futuro sustentável do país é pensado em Conceição do Mato Dentro nesta semana. O município é sede do encontro regional “O Brasil que Cuida de Suas Águas”, que discute estratégias e ações para um desenvolvimento baseado na integração com o meio ambiente. No prenúncio do evento, uma reunião, em formato de oficina participativa, debateu projetos capazes de alcançar 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), que formam a Agenda 2030.

A discussão é encabeçada pelo Instituto Espinhaço, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e entidades com atuações nacional e internacional, como Universidade Federal de Lavras (Ufla), Unesco, ONU, Universidade Évora, Instituto de Ciências da Terra e Instituto Terra e Memória.  

A reunião debateu as responsabilidades locais e globais dentro desses objetivos para a sustentabilidade. A ideia é instigar uma mudança comportamental relacionada à preocupação com o futuro, tomando por base ações que garantam uma melhora significativa de toda comunidade. Nesse contexto, as medidas locais ganham protagonismo como ponto de partida para o desenvolvimento a longo prazo.

Para o professor José de Arimatéia, do Departamento de Administração e Economia da Ufla, “a discussão reflete sobre os contextos e problemáticas da comunidade e cria uma dinâmica de ação no contexto local”. “Iniciamos um processo coletivo com ações que dinamizem e melhorem as condições descritas e que possam repercutir em âmbito local, na Serra do Espinhaço como um todo, nacionalmente e até de forma global”, afirmou.

Objetivos para o desenvolvimento sustentável são debatidos em CMD – Foto: Sandra Oliveira

Compartilhando ideias

Os participantes da discussão foram divididos em grupos, por área de afinidade, para refletir sobre as problemáticas relacionadas à “Sociedade”, “Natureza”, “Trabalho” e “Instituições”. Foram levantadas propostas para a erradicação da pobreza e crescimento econômico e social e desenvolvimento ambiental da cidade.

Os grupos apresentaram visões distintas sobre o momento atual da comunidade e quais as pretensões de melhorias, concluindo com um relatório assinado por todos e que seguirá para novas articulações e debates. O próximo passo será elaborar um documento com propostas formais de atuação.

Grupos falaram sobre panorama da sociedade – Foto: Sandra Oliveira

Referência em Desenvolvimento Sustentável

O presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Claudio de Oliveira, destacou que o projeto de Gestão Integrada do Território em Conceição do Mato Dentro é uma de várias ações relacionadas à divulgação da Agenda 2030 e implementação dos 17 ODS no município. Ele enfatizou a importância das discussões em vertentes e iniciativas que vão desde a irradicação da fome até saúde, educação, bem-estar e tudo que envolve os objetivos sustentáveis. 

Ainda segundo Luiz Cláudio, o principal objetivo é “lançar em Conceição do Mato Dentro, primeira em Minas Gerais, uma plataforma de 17 ODS, tendo a Serra do Espinhaço – Reserva da Biosfera do Espinhaço (Projeto que nasceu em Conceição do Mato Dentro em 2004 e foi reconhecido pela Unesco em 2005) – como laboratório para executar este conjunto de iniciativas, revitalizar e tornar o município uma referência em desenvolvimento sustentável dentro da Serra do Espinhaço, por meio de um centro de referência que dialogue com os municípios vizinhos.