Organizadores exaltam debate sobre sustentabilidade em Conceição do Mato Dentro: “encontro histórico”

As discussões contribuíram para a identificação e a construção de novos modelos de desenvolvimento para os territórios

Organizadores exaltam debate sobre sustentabilidade em Conceição do Mato Dentro: “encontro histórico”
Autoridades debateram o desenvolvimento sustentável em Conceição do Mato Dentro – Foto: Divulgação

Terminou na última sexta-feira, dia 13, em Conceição do Mato Dentro, o evento “Encontros “Regionais ‘O Brasil que cuida de suas águas: Construindo as Bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas’. A edição mineira da série de discussões realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto Espinhaço aconteceu em Conceição do Mato Dentro, com apoio da Prefeitura local.  

O evento foi dividido em três momentos: um simpósio com o tema “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável da Serra do Espinhaço”; o seminário “O Brasil que Cuida de suas Águas: Construindo as Bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas”; e uma oficina com a mesma temática do seminário.

+ Leia também: Conceição do Mato Dentro é ponto de partida para o desenvolvimento sustentável

O objetivo central do simpósio foi possibilitar a troca de experiências, a desmonopolização de informações estratégicas, a conexão entre plataformas globais e estratégias locais, a difusão de saberes e a formação de redes de cooperação entre o primeiro, o segundo e o terceiro setores. Esses conceitos, aplicados, contribuem para o desenvolvimento e implementação de projetos demonstrativos de desenvolvimento sustentável no território da Serra do Espinhaço. 

O simpósio também foi uma convocação à reflexão e à cidadania, avalia a organização. As discussões contribuíram para a identificação e a construção de novos modelos de desenvolvimento para os territórios, difundindo, dentre outros, a plataforma dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Serra do Espinhaço, pauta que ainda é uma novidade para os gestores e lideranças de Minas Gerais e que está sendo trazida para a região pelo Instituto Espinhaço.

Rodrigo Perpétuo (ICLEI) e Coryntho Filho (Instituto Espinhaço) – Foto: DeFato

Já o Seminário e a Oficina “O Brasil que Cuida das suas Águas”, realizados nos dias 12 e 13, buscaram promover a percepção das diversas interações que tem a água como fio condutor para os processos de desenvolvimento nos territórios, contribuindo com a definição de diretrizes e recomendações que possam ser agregadas ao Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, além de integrar e mobilizar parceiros locais, regionais e nacionais.

O Encontros Regionais contou com a presença maciça de representantes do Ministério do Meio Ambiente, como o secretário de Recursos Hídricos, Qualidade Ambiental e Acesso à Água, Jair Thannus Júnior; a Secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Juliana Simões; e o Diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água, Renato Ferreira.

Também estiveram presentes o ex- ministro de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho; o representante da ONU Meio Ambiente, Matheus Couto; o representante da União Internacional para a Conservação da Natureza, Marcos Rugnitz; o secretário Executivo do ICLEI para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo; a diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Marília Melo; o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira; além de autoridades e representantes de várias cidades e regiões de Minas Gerais.

Acordos firmados

O presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira, destacou a importância do encontro realizado em Conceição. “Hoje as condições sociais e espaciais estão sendo completamente redesenhadas em todo o mundo e é preciso planejar a longo prazo. Para isso, é necessário encontrar outras abordagens, com soluções que exigem, acima de tudo, convergência e complementariedade e essa é a proposta central do Instituto Espinhaço, conectar plataformas globais em âmbito local”, disse.

Luiz destacou os cinco grandes acordos assinado no âmbito do Encontros Regionais, dentre eles, a adesão do Instituto Espinhaço à rede global do ICLEI e a parceria entre a Prefeitura e Conceição do Mato Dentro o Instituto Espinhaço, visando a implementação de um Centro de Referência em Pesquisa (Cerne). Esse projeto já tem o apoio oficial do Ministério do Meio Ambiente, da ONU, da UICN, do Serviço Florestal Brasileiro e, agora, do município conceicionense.

O prefeito José Fernando de Oliveira (MDB) reforçou a importância do evento e do convênio firmado. “A entrada de Conceição do Mato Dentro nesta rede internacional pela sustentabilidade e a presença do ex-secretário de estado e secretário executivo do ICLEI, Rodrigo Perpétuo, demonstra a importância da nossa cidade neste contexto ambiental mundial. Por meio do acordo firmado com o Instituto, vamos apresentar vários projetos e pleitear o máximo de recursos para Conceição”, comentou.

Quem também celebrou o evento em Conceição do Mato Dentro e o acordo celebrado pelo município foi o presidente da Câmara, João Marcos Otoni. “Vamos sempre apoiar projetos de desenvolvimento sustentável para nossa cidade. A Câmara de Conceição do Mato Dentro está preparada para o futuro”, disse.

O Encontros Regionais contou com a participação de quase 200 pessoas e trouxe a Conceição do Mato Dentro representantes de vários municípios de Minas Gerais, além de organizações da sociedade civil, como o Instituto Terra, e órgãos do Governo do Estado, como a Emater, o IEF, a Semad e o Igam. Também marcaram presença instituições internacionais como a ONU Meio Ambiente, a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICNO, o ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), representantes de Comitês de Bacias Hidrográficas e representantes das universidades federais de Viçosa, Itajubá e Lavras.