Vereador propõe divisão no horário da feira para venda de bebidas alcoólicas

A segmentação, de acordo com a indicação assinada por Decão da Loteria, visa atender aos diversos públicos do evento

Vereador propõe divisão no horário da feira para venda de bebidas alcoólicas
Os feirantes mostraram-se preocupados com a queda do movimento na feira. Créditos:Anna Gonçalves/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


O decreto que proíbe a venda de bebidas alcoólicas na Feira Livre foi, mais uma vez, pauta de discussão na Câmara de Vereadores de Itabira. Nessa terça-feira, 31 de julho, os parlamentares comentaram sobre o movimento da feira no último sábado (28), e mostraram-se preocupados com o futuro do evento.

O vereador Decão da Loteria foi o autor da indicação

O vereador Decão da Loteria (MDB) apresentou indicação na qual solicita ao prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) alteração e divisão de horários da feira. Pela proposta, o movimento de 6h às 10h seria exclusivo para o comércio de hortifrutigranjeiros; das 10h às 14h, a feira seria liberada para a venda de bebidas e comidas típicas.

Diversos feirantes estiveram na reunião da Câmara e mais uma vez se posicionaram contra a determinação do prefeito, alegando que a decisão deveria ter sido antes comunicada aos vendedores. Eles também citaram o número menor de frequentadores no primeiro sábado com proibição de bebidas.

Decisão tomada

Procurada por DeFato Online para se manifestar a respeito da indicação do vereador Decão, a Prefeitura de Itabira afirmou, por meio de sua Assessoria de Comunicação, que “o governo, por ora, mantém a decisão tomada”.

Por meio de nota enviada à imprensa na semana passada, o município apresentou argumentos para a proibição de bebidas. “Em maio deste ano, alunos da Escola Técnica de Formação Gerencial (EFG) de Itabira, realizaram pesquisa para desenhar o perfil do comerciante e também do frequentador da feira. Entre o público ouvido, estudantes questionaram o que poderia ser melhorado no ambiente. A principal crítica veio do consumo exagerado de álcool no espaço e suas consequências, como brigas, alvoroços, som alto e outros desagrados”, escreveu a Administração Municipal.

Na mesma nota, a Prefeitura, ao citar fala do secretário de Agricultura, William Gazire, afirma que foram feitas quatro notificações por escrito aos feirantes sobre a venda de álcool e quanto ao horário de funcionamento da feira, mas “as notificações não foram atendidas”.

Nova feira

O secretário William Gazire estima para o próximo mês de outubro, durante a Semana da Comunidade, a inauguração da nova Feira Livre de Itabira. Os comerciantes serão realocados para o lado oposto da avenida, atrás da Gerência Regional de Saúde, onde ocorrem obras do novo espaço destinado à feira, iniciadas na gestão passada.

O novo espaço abrigará até 100 barracas, com praça de alimentação e palco para apresentações artísticas.

A empresa itabirana Sérvulo Indústria e Comércio executa intervenções de calçamento da área, pavimentação, acabamento das edificações de apoio, implantação da rede hidráulica e elétrica, entre outras finalizações. “Hoje estamos com três quartos de obra pronta”, reforça o secretário.