Em evento internacional, município faz contato com construtoras de shoppings

Itabira foi convidada a participar do evento após pesquisa nacional de mercado que revelou oito territórios com potencial econômico para se investir no ramo

Em evento internacional, município faz contato com construtoras de shoppings
Itabira participou de congresso internacional voltado ao mercado de shoppings centers – Foto: Acom PMI
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Construtoras de shopping centers de Belo Horizonte e São Paulo manifestaram interesse em conhecer o mercado de Itabira e discutir investimentos. O contato aconteceu durante o 15º Congresso Internacional de Shoppings Centers, realizado em São Paulo, entre os dias 14 e 16 de agosto. O município participou do evento como convidado da associação que o promoveu.

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) forneceu estande e infraestrutura sem custos à Prefeitura de Itabira. A entidade chegou ao município após pesquisa nacional de mercado que revelou oito territórios com potencial econômico para se investir no ramo. O levantamento sinalizou duas cidades mineiras com essa aptidão; a segunda foi Conselheiro Lafaiete.

O Congresso, concomitante à Exposhopping, ocorreu no pavilhão São Paulo Expo, na rodovia dos Imigrantes. Mais de 80 expositores estiveram por lá – em sua maioria do setor privado – com estimativa de 15 mil visitantes.

Potencialidades

O convite foi vitrine para o município, que busca vias à diversificação econômica, entende José Don Carlos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

No estande, a comitiva itabirana apresentou cenários além da mineração e potenciais à atração de investimentos: comércio, distritos industriais com produção a todo vapor, agronegócio em crescimento, estímulo às startups, polo acadêmico com diversas faculdades, incluindo uma das principais do país, a Unifei; entre outros.

“Vendemos além do potencial econômico de Itabira, o potencial turístico da cidade. Foi plantada uma semente. O que fizemos foi abrir portas a investimentos e estabelecer uma interlocução com empreendedores”, cita José Don Carlos.

Conexões

Após a exposição, executivos de duas construtoras de shopping centers mantêm diálogo com a SMDECTIT e planejam visita à cidade, informou o secretário. De acordo com a Abrasce, o mercado de shopping centers no país reúne 571 shoppings em operação e faturou R$ 167,7 bilhões em 2017.

Também foi feito um início de relacionamento com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Segundo a Prefeitura, a entidade quer incluir o município em programa de matriz tecnológica com foco no comércio. A costura da iniciativa deve ocorrer mais à frente.

As conexões também foram favoráveis entre representantes de cidades brasileiras que expuseram na Exposhopping, abrindo portas a parcerias, importação e exportação de iniciativas públicas. “Ocorreu um intercâmbio de ideias e projetos. Montamos inclusive um grupo de diálogo com representantes das cidades convidadas à exposição”, destacou o titular da SMDECTIT.