Acidente com ônibus deixa quatro mortos e dezenas de feridos na BR-381 em São Gonçalo do Rio Abaixo

Segundo a polícia, os mortos estavam no ônibus que seguia em direção a Belo Horizonte

Acidente com ônibus deixa quatro mortos e dezenas de feridos na BR-381 em São Gonçalo do Rio Abaixo
Crédito: Thales Benício

Um grave acidente envolvendo um carro e um ônibus na manhã desta segunda-feira, 27 de agosto, na altura do km 379 da BR-381 em São Gonçalo do Rio Abaixo, deixou pelo menos quatro pessoas mortas e dezenas de feridos. Segundo a polícia, os mortos estavam no ônibus que seguia em direção a Belo Horizonte e tombou na pista depois de colidir contra um carro que estava no sentido contrário.

Segundo testemunhas, o ônibus de Sabará, fretado pela secretária de saúde do município de Araçuaí no interior de Minas Gerais, seguia para Belo Horizonte levando pacientes para tratamento médico na capital mineira e durante a viagem já havia apresentado falhas do sistema de freio.

O motorista teria perdido o controle do veículo em uma descida, na curva invadiu a contramão de direção e bateu de frente com o Fiat Pálio, cor branca, que seguia com um casal no sentido contrário, após a colisão o ônibus tombou na pista e o carro foi arremessado na ribanceira.

O casal que estava no veículo de passeio foi socorrido para o Hospital Margarida em João Monlevade, o estado de saúde da mulher é grave. No ônibus mais de 30 pessoas ficaram feridas e quatro morreram no local presas debaixo de veículo.

Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) de Nova União, Itabira, Belo Horizonte, Lagoa Santa e do Batalhão de Operações Aéreas foram empenhados para o socorro das vítimas, os bombeiros contaram com o apoio de policias militares e voluntários de diversos grupos de resgate da região.

A Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itabira também recebeu o chamado e enviou ao local uma Unidade de Suporte Básico (USB) e outra Unidade de Suporte Avançado (USA) com um médico. Os socorridos foram encaminhados para unidades de saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade e Itabira.

A perícia técnica da Polícia Civil após os trabalhos de praxe liberou para que os corpos fossem removidos para o Instituto Médico Legal (IML) em Itabira. O ônibus seria levado para um pátio credenciado pelo Departamento de Trânsito, onde passará por uma perícia mais detalhada para tentar identificar se houve ou não falha nos freios.

A rodovia federal ficou completamente interditada por mais de quatro horas, o que causou congestionamento com cerca de 10 quilômetros nos dois sentidos. Segundo a polícia, alguns motoristas optaram por desviar pela cidade de Itabira.