Conceição do Mato Dentro abre congresso nacional de Ecoturismo e Turismo de Aventuras

Evento segue até a próxima quarta-feira, 29, com palestras, encontros e profissionais gabaritados do Brasil e do exterior

Conceição do Mato Dentro abre congresso nacional de Ecoturismo e Turismo de Aventuras
Renata Tófoli (Setur), Ivete Otoni, José Fernando, Geraldo Afonso,Luiz Del Vigna, Rejane Otoni e Teriana Selbach (presidente ABETA)

A Capital Mineira do Ecoturismo faz jus ao nome e vai ainda mais além. A partir desta segunda-feira, 27 de agosto, Conceição do Mato Dentro passa a ser referência em todo Brasil nesse setor. O município sedia o XV Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, também chamado de Abeta Summit 2018. Recheado de palestras, encontros e profissionais gabaritados, o evento tem vasta programação até o dia 29 e abrange o Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó, que compreende também as cidades de Dom Joaquim, Jaboticatubas, Nova União e Santana do Riacho.

A abertura nesta segunda-feira contou com 257 inscritos, no Plenário da Câmara Municipal.  Abriram os trabalhos a presidente do Abeta Summit, Teriana Selbach, o prefeito de Jaboticatubas e presidente do Circuito Turístico Serra do Cipó, Eneimar Marques, o secretário de Estado do Turismo, Paulo Almada, e o prefeito de Conceição do Mato Dentro, presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais Paulo, José Fernando Aparecido de Oliveira.

O primeiro palestrante do dia foi o dinamarquês Peter Kronstrøm, responsável pelo instituto Copenhagen de Estudos do Futuros em toda América Latina.  Ele disse que o principal recado a ser deixado é que, “cada vez mais, o ser humano moderno vai ter uma maior necessidade de vincular-se com a natureza”. “É preciso entender essa demanda, já que o homem é um ser em constante transformação”, afirmou.

Membro do Conselho Consultivo do Consulado Geral da Dinamarca e do Centro de Inovação Dinamarquês em São Paulo, Peter ainda ressaltou que sabe do grande potencial turístico que Conceição do Mato Dentro tem. “É preciso estar atento as novidades que estão acontecendo no turismo mundial, para trazermos boas experiências”, ressaltou.

Dinamarquês Peter Kronstrøm e o prefeito José Fernando – Foto: DeFato

O diretor-executivo do Abeta Summit, Luiz Del Vigna, frisou a qualidade das palestras que acontecerão durante o evento e as discussões geradas. “Temos que pensar o ecoturismo e o turismo de aventura sempre de uma maneira harmoniosa. Nosso encontro vai colaborar muito com a união de profissionais e ideias de todo o mundo”, avalia.

Presidente do Conselho de Turismo de Conceição do Mato Dentro, Geraldo Afonso Costa Lima, proprietário da Pousada Alto do Baú, salientou que a cidade está no caminho certo e que “o Abeta Summit 2018 já pode ser considerado um marco para o turismo regional”.

Já o prefeito conceicionense avaliou que o evento traz maior visibilidade para o município, já famoso no estado e no país por seus atrativos naturais. “Conceição do Mato dentro é privilegiada por sediar um evento de tamanha relevância igual ao Abetta Summit 2018, o mais importante encontro de ecoturismo e turismo de aventura da América Latina. Nossa cidade tem potencial para ser a capital mundial do ecoturismo”, empolgou José Fernando.

O Abeta Summit 2018 segue até a próxima quarta-feira, 29 de agosto. A programação completa pode ser conferida clicando aqui!