“Um projeto que prepara para o futuro”, define arquiteto sobre a Unifei Itabira

O renomado arquiteto mineiro Gustavo Penna esteve em Itabira no final da última semana para o encerramento da feira de negócios WIN – Caminhos Para a Diversificação Econômica, organizada pela Acita. Autor do projeto do campus itabirano da Unifei, o profissional afirmou que a instituição foi pensada para injetar qualidade no município e preparar a […]

“Um projeto que prepara para o futuro”, define arquiteto sobre a Unifei Itabira
Gustavo Penna falou sobre o projeto da Unifei Itabira – Foto: Filipe Augusto|Arquiteto falou sobre seus projetos no último dia do WIN – Foto: Filipe Augusto|Projeto da Unifei Itabira – Foto: Reprodução Gustavo Penna

O renomado arquiteto mineiro Gustavo Penna esteve em Itabira no final da última semana para o encerramento da feira de negócios WIN – Caminhos Para a Diversificação Econômica, organizada pela Acita. Autor do projeto do campus itabirano da Unifei, o profissional afirmou que a instituição foi pensada para injetar qualidade no município e preparar a cidade para o futuro.

Durante a palestra, Gustavo mostrou projetos de sua autoria e falou sobre como a Arquitetura pode ser ferramenta para preservar a identidade local e, ao mesmo tempo, estimular o desenvolvimento. Ao falar sobre a Unifei, demonstrou ansiedade para ver seu projeto completamente pronto e disse que, quando isso acontecer, Itabira terá um ganho surpreendente.  

“Eu tenho certeza que atrairá pessoas, atrairá público. Você não atrai quantidade, atrai qualidade. Qualidade de tudo. Qualidade de discussão, qualidade de ensino, qualidade de conhecimento. Nós estamos em um momento em que não se trabalha mais com ensino, a ideia hoje é o aprendizado. Nós queremos entender quem está aprendendo e o quanto está aprendendo. É preparação para o mundo do futuro. E o mundo do futuro vai surpreender tremendamente”, disse o arquiteto.

Gustavo Penna defendeu que um espaço, por mais moderno que seja, só terá valor se for capaz de atrais pessoas e promover convivências. Por isso, disse ter projetado a Unifei Itabira com largas galerias, presença de ar puro e muito verde. “Dá para andar de bicicleta, você convive com as pessoas. Tem contato com a arte, com a música e com a natureza”, comentou.

Arquiteto falou sobre seus projetos no último dia do WIN – Foto: Filipe Augusto

Projeto em alteração

O projeto da Unifei Itabira foi entregue pelo escritório de Gustavo Penna em 2012, durante o governo do ex-prefeito João Izael. O plano arquitetônico contempla uma área total de 598 mil m², com área construída de aproximadamente 100 mil m², para abrigar espaços de convivência, áreas esportivas, teatro, 130 laboratórios, entre outros.

Desde então, apenas dois prédios foram construídos. O próximo passo é licitar a construção de três prédios de uma só vez. Mas, para que isso ocorra, a atual administração municipal quer baixar os custos para a execução. Contatos já são feitos entre a Prefeitura e a Unifei e o escritório de Gustavo Penna será novamente requisitado para as adaptações, como explica o secretário de Obras, Ronaldo Lott.

“Esses três prédios estavam orçados em mais de R$ 120 milhões e nós estamos fazendo uma revisão. Estamos contratando o escritório do Gustavo Penna para fazer esta adequação. Não vai mudar a geometria e nem a arquitetura, mas nós vamos mudar, por exemplo, o sistema de ar condicionado central. O ar condicionado vai ser específico para aqueles prédios mais importantes. Tem o sistema de biometria nas salas de aula, que vai ser retirado. Além de outras questões que a gente entende que estão fora da realidade do município. Não se justifica este nível de padrão de qualidade na construção desses prédios. Nós vamos fazer a revisão para que possamos correr atrás dos recursos para a execução dessas obras”, comentou o secretário.

Ainda segundo Ronaldo Lott, a intenção é de que a nova etapa da Unifei Itabira comece a ser executada em 2019. “O prefeito quer começar essas obras no ano que vem, dos três prédios. Com isso, praticamente se dobra a capacidade de alunos na Unifei”, afirmou.  

Projeto da Unifei Itabira – Foto: Reprodução Gustavo Penna

Serviços relacionados