Festival de Cultura e Gastronomia é realizado em Conceição do Mato Dentro
A capital mineira do ecoturismo recebeu dos dias 12 a 15 de dezembro a primeira etapa do Festival de Cultura e Gastronomia de Conceição do Mato Dentro. Em parceria com a mineradora Anglo American, a iniciativa faz parte do projeto Fartura, uma plataforma que tem como objetivo mapear a gastronomia brasileira. Considerando o potencial turístico […]
A capital mineira do ecoturismo recebeu dos dias 12 a 15 de dezembro a primeira etapa do Festival de Cultura e Gastronomia de Conceição do Mato Dentro. Em parceria com a mineradora Anglo American, a iniciativa faz parte do projeto Fartura, uma plataforma que tem como objetivo mapear a gastronomia brasileira.
Considerando o potencial turístico e gastronômico de Conceição, a primeira etapa do festival capacitou profissionais ligados ao setor. Foram cursos gratuitos, realizados no Mercado Municipal Maurílio Lages, com vagas limitadas e destinados à rede pública, hoteleira, restaurantes e novas gerações de cozinheiros.
No dia 12 de dezembro, a empresa Seatech Segurança Alimentar ministrou o curso de boas práticas para manipuladores de alimentos e a chef Mariana Gontijo, do Roça Grande de Belo Horizonte, deu aula com quitandas de milho. Já no dia 14, os profissionais de gastronomia da cidade aprenderam sobre cortes e assados com o chef e parrillero gaúcho Antônio Costaguta, que falou sobre o preparo de carnes à moda gaúcha. No último dia de evento, o grupo Marujada da Cidade participou com o melhor da violas, pandeiros e tambores em uma apresentação tradicional.
A artista mineira Nath Rodrigues também participou da oportunidade com uma bela voz e instrumentos como violino e violão. Palestras sobre o tema articularam os participantes sobre a importância do fortalecimento da gastronomia local.
As “Cozinhas ao Vivo” também foram destaques na programação. Com o “tapa de cuadril”, do parrillero gaúcho Antônio Costaguta; o burger artesanal com queijo local, preparado pelo padeiro Ronaldo Soares da DuPain, de Belo Horizonte; uma moqueca de frutos do Mar, do também mineiro Márcio Santoro; e, para finalizar, o chef Costaguta com crepe de doce de leite e queijo local.
Quem participou do festival foi recebido com a mais tradicional iguaria de Conceição, o pastel de angu.
A iniciativa
O Festival de Cultura e Gastronomia de Conceição do Mato Dentro é realizado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil e conta com patrocínio da Anglo American, fomento da Codemge e apoio da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro.
A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil tem como objetivo principal mapear a gastronomia brasileira – o caminho dos ingredientes, da origem ao prato – e compartilhar esse conhecimento, por meio de conteúdo para o site, redes sociais, livros, filmes e também como experiência, nos festivais.
Sobre a plataforma
A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil percorre todo o país pesquisando a origem dos ingredientes e seu caminho até a mesa por meio da Expedição Fartura, que já visitou os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Todo o conhecimento adquirido é transformado em conteúdo e disponibilizado no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados. A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil recebeu o prêmio de Inovação em Turismo, do Second Runner-up – United Nation World Tourism Organization.
Resultados
– Livros
Cada estado visitado pela Expedição Fartura tem um personagem que a gente não esquece. São produtores, chefs, mercados e receitas que têm aquele tempero a mais. Tudo isso é registrado e lançado em livros premiados nacional e internacionalmente. As viagens resultaram em 5 livros até o momento.
– Filmes
Cada edição da expedição gera vídeos com conteúdos que complementam os registros nos livros. Ao longo de quatro anos, o Fartura registrou inúmeras entrevistas em curta, média e longa metragens que são distribuídos em instituições educacionais, além de estarem disponíveis nas redes sociais. Inscreva-se em nosso canal no YouTube.