Projeto que monitora qualidade da água vence 2º Startup Weekend Maker Itabira

Cinquenta e quatro horas para inovar! Esse foi o desafio para os participantes do 2º Startup Weekend Maker Itabira, que chegou ao fim neste domingo, 31 de março, na Unifei. Divididos em sete projetos maker, 60 futuros empreendedores tiveram menos de três dias para pensar, elaborar e colocar para funcionar protótipos de base tecnológica que […]

Projeto que monitora qualidade da água vence 2º Startup Weekend Maker Itabira
Futuros empreendedores tiveram menos de três dias para pensar
O conteúdo continua após o anúncio


Cinquenta e quatro horas para inovar! Esse foi o desafio para os participantes do 2º Startup Weekend Maker Itabira, que chegou ao fim neste domingo, 31 de março, na Unifei. Divididos em sete projetos maker, 60 futuros empreendedores tiveram menos de três dias para pensar, elaborar e colocar para funcionar protótipos de base tecnológica que possam ser comercializados no mercado. O projeto “Boa Água ” foi o grande vencedor desta edição ao propor um sistema de monitoramento da qualidade da água em tempo real.

A proposta do grupo consiste na instalação de um equipamento com sensores que vão indicar ao usuário sobre a qualidade da água que chega a caixa d’água da sua casa. Além de analisar, monitorar e alertar sobre uma possível contaminação, o equipamento interrompe a utilização da água contaminada assim que detectado o problema. Acoplada a caixa d’água, um reservatório vai separar a água potável da que pode ser descartada ou reutilizada. Tudo é controlado através de um aplicativo. Para ter acesso ao equipamento, é preciso contratar o serviço por R$ 29,80 mensais.

Projeto vencedor propôs o monitoramento da qualidade da água em tempo real. Foto: Thamires Lopes/DeFato

Diferentemente dos outros startups weekends já realizados em Itabira, neste os participantes tiveram que entregar o hardware pronto e funcionando. Depois, ainda precisaram “vender” o produto a uma banca de jurados. Os três melhores avaliados receberam premiações. Mentores com experiência no mercado da inovação foram disponibilizados para ajudar a validar as ideias.

O Startup Weekend Maker Itabira promove a cultura de prototipação para fazer com que as pessoas pensem na construção do produto/negócio e que entendam que qualquer um pode construir algo.

“A vertente maker veio para incentivar que as pessoas coloquem a mão na massa. Deixem de pensar apenas em software e aplicativos, e passem a criar coisas para solucionar problemas. Esse ano é a segunda edição e queremos mostrar que podemos produzir tudo que consumimos. Não precisamos comprar tudo, temos que pensar que precisamos conhecer mais o mundo em que a gente vive”, comentou João Miguel Silva Abreu estudante do último período de Engenharia Elétrica, na Unifei, e que coordenou o evento.

Foto: Jackson Faustino

Processo de transformação

O Startup Weekend Maker Itabira reuniu pessoas de todas as faixas etárias. Maria Geralda Vieira, 59 anos, e Angélica Pena, 50 anos, contaram os desafios de participar do evento e o processo de transformação pelo qual passaram. Ambas são integrantes da equipe vencedora. A ideia do equipamento foi de Maria Geralda Vieira, com base nos problemas que enfrenta no dia-a-dia. “Foi maravilhoso”, descreveu.

Angélica Pena e Maria Geralda Vieira comentaram sobre a experiência vivida no 2º Startup Weekend Maker Itabira. Foto: Thamires Lopes/DeFato

Já Angélica Pena comentou sobre a vivência de uma experiência nova e das marcas que o Startup Weekend Maker Itabira vai deixar. “Sofremos muito e passamos por um processo de transformação. Tenho 50 anos e quando cheguei vi esse tanto de gente jovem. Acho que estamos aprendendo, e vai ser muito além daqui. Vou levar todo esse aprendizado para meus alunos”, disse a educadora que coordena 18 escolas.

“Acho que isso é que precisamos fazer em toda a cidade. Quero tentar transformar a educação porque nossos professores precisam de trabalhar a tecnologia. Eu aprendi aqui que é possível a gente fazer. Não é fácil e acho que isso faz parte do trabalho de equipe. Vi aqui o que vejo pessoas falando nos cursos, mas aqui foi mão na massa”, concluiu Angélica Pena.

2º Startup Weekend Maker Itabira reuniu 60 participantes. Foto: Thamires Lopes/DeFato