Data do aniversário de José Duduca reacende lembranças das composições do itabirano, como “Oh Minas Gerais”
O saudoso compositor itabirano José Duduca completaria, no último dia 19, 117 anos. Conhecido no país por gravar a música “Oh Minas Gerais” em 1942, ele iniciou a carreira em 1935 cantando na Rádio Mineira PRC-7, em Belo Horizonte, e ganhou o país com suas canções regionais. José Duduca faleceu em 25 de novembro de […]
O saudoso compositor itabirano José Duduca completaria, no último dia 19, 117 anos. Conhecido no país por gravar a música “Oh Minas Gerais” em 1942, ele iniciou a carreira em 1935 cantando na Rádio Mineira PRC-7, em Belo Horizonte, e ganhou o país com suas canções regionais. José Duduca faleceu em 25 de novembro de 2002 na cidade de Juiz de Fora.
Em 1998, foi lançado o “Projeto Oh! Minas Gerais”, um CD resgatando 14 interpretações do artista. No mesmo ano, como parte do trabalho de resgate de sua obra, Duduca foi homenageado pela Câmara Municipal de Juiz de Fora com o título de Cidadão Honorário e a prefeitura da cidade outorgou-lhe a Comenda Henrique Halfeld. Ao final de 1999, o crítico e pesquisador, Jorge Sanglard, passou a se dedicar a resgatar a memória e a obra do importante compositor de Minas.
Para o produtor cultural que acompanha a carreira do artista, Cléber Camargo Rodrigues, o hino representa a grande força do estado. “A música é a mais tocada para reconhecer o ser mineiro em seu tempo, em seu espaço, em seus limites geográficos e onde não há limites nem de tempo ou espaço. Coisas que só Minas Gerais explica sem explicar, coisas que somente Minas Gerais preserva sem oficializar. Apenas segue sentindo, no passar dos dias, dia após dia, a cada dia. Oh! Minas Gerais…”, reforça.
Em 2018, a música “Oh Minas Gerais!” foi cogitada para ocupar o posto de hino oficial do Estado. A proposta é de autoria do deputado Isauro Calais (MDB) e mais um terço dos 77 deputados e teve como relatora a deputada Ione Pinheiro (DEM).
Ouça a música e acompanhe a letra completa:
“Oh, Minas Gerais!”
Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais
Oh! Minas Gerais
Tuas Terras que são altaneiras
O seu céu é do puro anil
És bonita oh terra mineira
Esperança do nosso Brasil
Tua lua é a mais prateada
Que ilumina o nosso torrão
És formosa oh terra encantada
És orgulho da nossa nação
Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais
Oh! Minas Gerais
Teus regatos a enfeitam de ouro
Os teus rios carreiam diamantes
Que faiscam estrelas de aurora
Entre matas e penhas gigantes
Tuas Montanhas são preitos de ferro
Que se erguem da pátria alcantil
Nos teus ares suspiram serestas
És altar deste imenso Brasil
Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esqueces jamais
Oh! Minas Gerais.