Trecho de 11km da BR-381 está pronto e aguarda liberação do Dnit. Veja vídeos!

Um trecho de cerca de 11 km de pista simples, em pavimento de concreto, na BR-381, em Antônio Dias, está pronto para a liberação ao tráfego. O trecho inclui a liberação de dois túneis e mais uma ponte. A pista de concreto faz parte do lote 3.1 conhecido como “binário pista nova”. Já os túneis […]

Trecho de 11km da BR-381 está pronto e aguarda liberação do Dnit. Veja vídeos!
Trecho possui cerca de 11 km de pista simples

Um trecho de cerca de 11 km de pista simples, em pavimento de concreto, na BR-381, em Antônio Dias, está pronto para a liberação ao tráfego. O trecho inclui a liberação de dois túneis e mais uma ponte. A pista de concreto faz parte do lote 3.1 conhecido como “binário pista nova”. Já os túneis integram o lote 3.3. Contudo, a liberação oficial por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ainda é aguardada.

Segundo o movimento Nova 381, o tráfego no trecho aumentou significativamente com o transporte de minério de ferro por caminhões, antes transportado pela ferrovia. “A nova via pode melhorar a segurança e o conforto no trânsito neste trecho”, afirma o movimento.

As obras no trecho são de responsabilidade do Consórcio Brasil/Mota/Engesur. O desvio de 11km em pista simples, vai desde o km 303, conhecido como Fazenda Paracatu, até o km 314 na Ponte da Prainha. Liberado este trecho, o consórcio poderá então iniciar as obras no trecho da pista existente, duplicando efetivamente o trecho. A duração prevista deste segundo pacote de obras é de seis meses.

O desvio é de grande importância para a duplicação da BR-381, pois além de colocar em funcionamento os túneis Antônio Dias e Prainha, ambos do lote 3.3 concluídos em outubro de 2015, irá possibilitar que a construtora recupere e finalize, em aproximadamente seis meses, o trecho do binário da pista existente, para duplicar totalmente esse segmento.

Os dois túneis formam juntos uma extensão de 1.240 metros em pista dupla. Neste momento da obra, o trânsito nos túneis será liberado em pista simples, possibilitando a reforma da rodovia existente. De acordo com o consórcio responsável, os túneis serão sinalizados, iluminados e durante o período que funcionar em pista dupla contarão com a presença de guincho e ambulância para atender possíveis intercorrências.

Ponte Prainha

Além da liberação dos túneis, a nova ponte da Prainha – Obra de Arte Especial (OAE) – será liberada para o tráfego de veículos. Situada no KM 314, ela receberá futuramente o tráfego sentido Belo Horizonte em pista totalmente duplicada. Durante o período do desvio, a ponte receberá o trânsito nos dois sentidos, enquanto será realizada a demolição e construção de nova ponte Engenheiro Mascarenhas, conhecida por diversos acidentes ao longo dos anos.

Vídeo mostra lote 3.1 da BR-381. Acesso ao túnel no Binário Novo, pronto e em concreto.

Vídeo mostra o outro lado do acesso ao túnel no Binário Novo.