Jubileu de São João Batista começa dia 15 em Barão de Cocais

A 13ª edição do Jubileu de São João Batista, em Barão de Cocais, está confirmada e a programação do evento será divulgada nos próximos dias. Os detalhes de um dos maiores eventos do município foram discutidos na tarde de sexta-feira (7), segundo o secretário municipal de Turismo, Rafael Gomes. Como sempre acontece, a festa começa […]

Jubileu de São João Batista começa dia 15 em Barão de Cocais
Bandeiras enfeitam o adro do Santuário de São João Batista para o Jubileu – Fotos Maxuel Dias/PMBC|

A 13ª edição do Jubileu de São João Batista, em Barão de Cocais, está confirmada e a programação do evento será divulgada nos próximos dias. Os detalhes de um dos maiores eventos do município foram discutidos na tarde de sexta-feira (7), segundo o secretário municipal de Turismo, Rafael Gomes. Como sempre acontece, a festa começa no dia 15 e segue até o dia 24 de junho, Dia de São João e do aniversário da cidade. São 76 anos de emancipação político-administrativo e 315 anos de fundação do antigo arraial que deu origem a Barão de Cocais.

Havia dúvida sobre a realização do Jubileu já que o município é assombrado pelo risco de rompimento da barragem Sul Superior da Mina de Gongo Soco, da mineradora Vale. Em 8 de fevereiro, cerca de 500 pessoas das comunidades localizadas na área de autossalvamento foram retiradas de suas casas com a elevação do nível de alerta para 2.

No dia 22 de março, o nível de alerta chegou ao máximo (3). A situação se agravou em 14 de maio, quando a mineradora Vale informou que um talude na cava da mina estava se soltando. O temor é que a queda da estrutura de 10 milhões de metros cúbicos provoque vibrações que levem ao rompimento da barragem. A população de Barão de Cocais já passou por dois simulados de evacuação.

A administração municipal, no entanto, avalia que a população já está passando por muitos transtornos e não poderia ficar sem a sua tradicional festa de junho. Desta maneira, o Jubileu de São João Batista está mantido. Durante o evento, as tradições das festas juninas são celebradas. Tem quadrilha, pau de sebo, fogueira e até o chão em brasa, no qual muitos se encorajam em pisar.

Por sua importância cultural para a cidade, o Jubileu de São João Batista foi tombado pela Prefeitura Municipal de Barão de Cocais, por meio do decreto nº 192/2015, O Jubileu é tradicionalmente realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e pela Paróquia São João Batista, com a participação em peso da comunidade. Algumas empresas costumam patrocinar o evento.