Escola Estadual Palmira Morais já definiu nova direção
A instituição Palmira Morais decidiu os novos representantes da direção por meio de seu colegiado. Sem inscrição de chapas para o processo eleitoral para diretor e vice-diretor, candidatos apresentaram interesses individuais aos cargos. Silvane Magalhães de Oliveira Costa foi eleita diretora e Giéser Rosa Coelho como vice-diretor. Foram protocolados dois candidatos a cada cargo. Os […]
A instituição Palmira Morais decidiu os novos representantes da direção por meio de seu colegiado. Sem inscrição de chapas para o processo eleitoral para diretor e vice-diretor, candidatos apresentaram interesses individuais aos cargos. Silvane Magalhães de Oliveira Costa foi eleita diretora e Giéser Rosa Coelho como vice-diretor.
Foram protocolados dois candidatos a cada cargo. Os nomes foram votados pelo grupo composto por professores, pais e alunos, que decidiram quem será o responsável pela escola nos próximos três anos.
A Escola Estadual da Fazenda da Betânia, no entanto, teve inscrição de chapa e participa da eleição na próxima segunda-feira (17), que acontece em todo o Estado. Os candidatos são Merviane Marcelo Santos para direção e Rosângela Aparecida Ferreira Gomes como vice-diretora. Para ser eleita, a chapa deve ter 50% dos votos mais um.
O cargo de diretor e a função de vice-diretor
O cargo em comissão de Diretor de Escola, com carga horária de 40 horas semanais, será exercido em regime de dedicação exclusiva. Já a função de vice-diretor tem carga horária de 30 horas semanais.
O quantitativo de vice-diretor de escola estadual é estabelecido com base no número de matrículas e de turnos da unidade de ensino, conforme dados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) e o disposto na legislação vigente do quadro de pessoal.
Quem pode votar
Podem participar do processo de escolha os profissionais em exercício na escola, aluno com idade igual ou superior a 14 anos, aluno matriculado no ensino médio ou educação profissional, independentemente da idade, e pais ou responsáveis por aluno menor de 14 anos matriculado no ensino fundamental.
O processo de votação e de apuração dos votos será realizado na própria escola e conduzido por mesas receptoras de votos, sob a coordenação da Comissão Organizadora. O voto será registrado em cédulas de votação.