Barragem de área de garimpo se rompe no Mato Grosso

Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), duas pessoas que trabalhavam no local foram levadas ao hospital

Barragem de área de garimpo se rompe no Mato Grosso
Barragem rompeu no estado do Mato Grosso – Foto: Divulgação ANM

Uma barragem de rejeitos de mineração de ouro se rompeu na manhã desta terça-feira (1), em Nossa Senhora do Livramento, a cerca de 40 quilômetros da capital Cuiabá, em Mato Grosso. De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), não houve vítimas fatais, mas duas pessoas que trabalhavam no local foram encaminhadas a um hospital.

Ainda segundo a ANM, a estrutura tem 15 metros de altura e volume armazenado de 582,1 mil metros cúbicos de rejeito de ouro. O barramento pertence a uma área de garimpo da empresa VM Minerações. A denúncia do rompimento foi feita por volta das 9h pelos próprios moradores e, imediatamente, a agência deslocou uma equipe ao local.

Os técnicos do órgão federal constataram o rompimento do dique e o espalhamento de parte do material que estava sendo armazenado na bacia de contenção da barragem. Segundo a agência, pelo que foi possível observar, o material escoou por uma área que varia de 1 a 2 km, a partir do pé do talude onde ocorreu a ruptura do barramento.

Detalhe do despejo de rejeitos na região do rompimento – Foto: Divulgação ANM

A barragem está inserida na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e caracterizada como de baixo risco de rompimento e passível de dano potencial baixo. De acordo com o informado pela ANM, os extratos de inspeção regulares enviados nunca reportaram qualquer anomalia (sempre pontuações zero em todos itens do estado de conservação) desde setembro do ano passado.

“Inclusive, a empresa enviou Declaração de Condição de Estabilidade (CDE) no último dia 25/09/2019, assinada por responsável técnico habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/MT) e pelo proprietário da empresa”, comentou a ANM, em nota.

Em relação aos danos ambientais, os técnicos contataram que os rejeitos escoaram por uma área onde havia vegetação no local. A mancha de rejeitos também derrubou um dos postes da rede de alta tensão que atende a região. A distribuidora de energia já havia sido acionada antes da chegada da equipe da ANM, e já havia providenciado o desligamento da rede para evitar outros acidentes.

Ainda segundo a ANM, uma equipe dos proprietários do garimpo realiza as primeiras operações e a construção de uma contenção para evitar que os rejeitos avancem por uma área ainda maior. A agência interditou e autuou o empreendimento e continua no local inspecionando a área e verificando se há outros riscos.