Crianças catas-altenses chegam à China para Campeonato Mundial de Matemática
O evento é considerado uma “Copa do Mundo dos números”
Os 12 estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Catas Altas chegaram nesta quinta-feira (21) à cidade de Pequim, na China. As crianças participam do World Mathematics Tram Championship – AIMO 2019. Quatro responsáveis maiores de idade acompanham os garotos nesta aventura na capital chinesa, alcançada graças à ajuda de parceiros.
A comitiva saiu de Catas Altas na terça-feira (19) e deu entrada no hotel em que ficarão hospedados nos próximos dias por volta das 20h no horário chinês (9h da manhã no horário de Brasília). A coordenadora pedagógica da Olimpíada, Meira Ferreira do Carmo, contou a DeFato Online que a viagem foi cansativa, mas que nem as intensas horas de voo tiraram a animação dos meninos.
“A viagem foi tranquila, mas cansativa. Os meninos estão muito animados. Nós passamos por Dubai no trajeto. Atravessamos o mundo!”, disse a professora, empolgada.
O evento que ocorre a partir do dia 25 é considerado uma “Copa do Mundo dos Números”. Os catas-altenses conquistaram em maio deste ano a medalha de ouro da Olimpíada Internacional de Matemática e foram convidados a integrar a delegação brasileira para o Campeonato Mundial.
A viagem ao outro lado do mundo foi custosa e por pouco os alunos não conseguiram. Eles fizeram campanhas e buscaram ajuda junto a empresas da região. A mineradora Vale arcou com as passagens da comitiva e presenteou cada membro com uniformes feitos exclusivamente para o campeonato. O traje possui bordados os brasões da escola, da cidade de Catas Altas, de Minas Gerais e do Brasil, além da logomarca da mineradora.