Relação com a Prefeitura, parcerias com empresários, mais sócios: os planos do Valério para sair do atoleiro

Atual presidente, João Mário de Brito, admite que clima entre clube e município ficou abalado com fim de acordos em meados do ano passado

Relação com a Prefeitura, parcerias com empresários, mais sócios: os planos do Valério para sair do atoleiro
Foto: Leandro Colombo/DeFato

A relação entre Valério e Prefeitura de Itabira ficou abalada desde meados do ano passado, quando o clube optou por encerrar as atividades do município em suas dependências, alegando contenção de custos. Por mais que o discurso oficial dos dois lados tenha sido de uma saída amigável, os bastidores apontavam uma insatisfação do Poder Público, que se queixou da velocidade com que as decisões foram tomadas. Por outro lado, o VEC, representado pelo então presidente interino Pedro Fortunato, esperava ter uma maior colaboração financeira por parte do governo.

Agora, o novo presidente, João Mário de Brito, eleito no fim do ano passado, admite que o clima não ficou bom entre Valério e Prefeitura e busca fortalecer a relação. Em entrevista a DeFato Online, ele revela conversas e ações já realizadas para restabelecer a parceria.

Ainda durante a entrevista, João Mário de Brito também falou sobre planos para atrair o empresariado como parceiros do clube e sobre a meta de buscar mais sócios para o Valério.

Reaproximação com a Prefeitura

Para João Mário, as conversas entre Valério e Prefeitura no ano passado poderiam ter sido conduzidas de outra forma. Ele comentou já ter conversado com secretários municipais e conduzido o início de parcerias.

“A Prefeitura não deveria ter saído do Valério. Eu acho que não foi bem conduzida a questão. Então, nós estamos retomando. Já disponibilizei espaços do Valério ao secretário de Esportes [José Gonçalves], pedindo a ele que considere o Valério como um espaço possível para atividades esportivas da Secretaria. Essa tarefa de reaproximação também está com o secretário de Governo, Ilton Magalhães, com quem já conversei. Planejamos juntos ter um encontro a nível de prefeito. O que nós precisamos agora é ter esse aval do prefeito [Ronaldo Magalhães] para formalizarmos algumas parcerias”, disse o presidente.

Além de se movimentar para assegurar a parceria, João Mário sugere maneiras de apoio municipal ao clube e considera algumas já em andamento:

“O Valério entende que não tem que ficar recebendo dinheiro em espécie da Prefeitura. Essa troca pode vir em manutenção do clube, equipamentos, insumos para as piscinas. Já estamos recebendo a visita da Itaurb, para nos ajudar na limpeza, capina e poda de árvores. Isso já é uma ajuda. Então eu entendo que a Prefeitura já está se reaproximando.”

Segundo João Mário, Prefeitura também pode ajudar o clube com insumos e reformas estruturais do clube – Foto: Leandro Volombo/DeFato

Parceria com empresas

Além de buscar apoio municipal, João Mário de Brito falou sobre as possibilidades de atrair o empresariado da região para somarem como parceiros do clube. O presidente do Valério, no entanto, atrela a colaboração da iniciativa privada a uma maior visibilidade esportiva.

“Temos receio de recorrer ao empresariado. Nós temos que aguardar. Até mesmo porque a gente não teria uma moeda de troca. Claro que o dia em que o Valério entrar num campeonato de base, um campeonato profissional, vamos recorrer aos empresários. Mas, por hora, é tentar, por exemplo, mais parcerias via Prefeitura”.

Na posse da nova diretoria foi lançada uma campanha de amor ao Valério. Chamada de “Todos Juntos“, o projeto vista levantar recursos e expandir a marca do Dragão. A aproximação com empresários também está diretamente ligada à atuação do ex-presidente Pedro Fortunato, atualmente responsável pela Diretoria de Projetos. Ele tem trabalhado para

João Mário aponta ainda  que a reestruturação econômica do Valério também passa por um aumento na quantidade de sócios e indica um planejamento para ampliar o número de associados.

“O Eugênio [Eugênio Muller, diretor de Comunicação do Valério] vai cuidar de uma campanha para os novos sócios e, com eles, vamos tornar esse parque aquático viável. De novembro pra cá, sem campanha, conseguimos 63 novos sócios. 437 é o último número que eu tenho de associados. Mas o ideal para o Valério, para a nossa praça de esportes ser autossuficiente, é que cheguemos a, pelo menos, mil sócios”.

 Além de falar sobre a reestruturação física e administrativa do clube, João Mário de Brito também esclareceu os planos para o futebol profissional e os esportes especializados. Acompanhe, nos próximos dias, outros pontos da entrevista de João Mário de Brito a DeFato Online.