Com previsão de até 100 mm de chuvas nesta sexta, Defesa Civil entra em alerta em Itabira
Gabinete de crise foi montado entre Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e funcionará em regime de plantão na cidade
O alerta de chuvas intensas em todo o estado também está valendo para Itabira. A Defesa Civil do município informou nesta quinta-feira (23) que o comitê de crises referente ao órgão está em regime de alerta para o aumento do volume de preciptações, que deve ter início a partir de amanhã (24) e se estender até domingo. Institutos meteorológicos apontam previsão de até 100 mm de chuva somente nesta sexta.
A Defesa Civil se reuniu na manhã desta quinta-feira com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para traçarem planos de atuação em caso de emergências. A secretária de Meio Ambiente, Priscila Braga, confirmou sobre a possibilidade de chuvas fortes.
“Temos uma previsão de chuva de 100mm, que é uma chuva intensa, mas que já chegou a cair sobre a cidade nessa intensidade, inclusive no ano passado. Dessa vez, estamos preparados porque vai ser um período maior de vários dias, começando por hoje até domingo e nos preparando principalmente se tivermos essa chuva em um espaço pequeno de tempo, como se fosse um tromba d’água”, detalhou Priscila Braga.
Sobre a possibilidade do fenômeno causado pelo grande volume de chuvas em um curto prazo de tempo, a secretária confirmou que não há riscos de danos às barragens de Itabira.
“Nossa preocupação não são as barragens, o que temos em nossa cidade são pontos de deslizamento de terra. Um exemplo é o bairro Nossa Senhora das Oliveiras, onde temos pontualmente deslizamentos de encostas. Não é de grande volume, mas acontece sempre em quintal de residências”, disse.
Plantão 24h
A representante do Meio Ambiente reforçou ainda que a população pode procurar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros quando se sentirem preocupados. “Estamos aqui para tranquilizar e dar apoio aos moradores em todos os casos.”
Durante este final de semana, com o alerta para chuvas, o comitê de crises do município manterá um plantão de alerta. São estes: Defesa Civil, Saae, Cemig, Itaurb, Vale, Samu e Secretaria de Ação Social.
Para acionar a Defesa Civil, basta ligar nos telefones 199 ou 3839-2391. O telefone dos bombeiros é o 193.
Dicas
Para se manter segura, a população deve observar a presença ou aumento de trincas, manter-se longe de árvores e principalmente desligar aparelhos elétricos, para evitar descargas e possíveis electrocussões.