Farmácia Popular amplia prazos e quantidade de medicamentos retirados por pessoa
Medidas foram adotadas pelo Governo Federal esta semana
O Ministério da Saúde passou a permitir, nesta semana, a retirada com prazo e quantidade maior de medicamentos da Farmácia Popular e com procuração facilitada. As medidas, que também valem para as drogarias credenciadas ao programa “Aqui Tem Farmácia Popular”, foram tomadas em caráter excepcional e temporário com o objetivo de diminuir a circulação de pessoas e, assim, evitar maior exposição ao coronavírus (Covid-19).
Antes, o programa autorizava a dispensação dos medicamentos em quantitativo suficiente para o tratamento correspondente ao período de um mês, conforme as especificidades de cada doença, levando o paciente à farmácia mensalmente.
Desde segunda-feira (23), pacientes podem retirar, em um único atendimento, o quantitativo suficiente para realizar o tratamento por até 90 dias, ficando dispensados de voltar à farmácia por até três meses. Essa alteração é válida para todos os medicamentos e correlatos ofertados pelo programa Farmácia Popular, incluindo as fraldas geriátricas.
Procuração facilitada
Outra alteração importante foi a flexibilização do programa quanto à comprovação de representação legal para pacientes impedidos de ir pessoalmente às farmácias credenciadas. Nesses casos, para aqueles pacientes que ainda não possuem a procuração, excepcionalmente enquanto durar a situação de emergência em saúde pública decorrente do coronavírus (Covid-19), não será exigido o reconhecimento de firma em cartório.
Para orientar os pacientes, o Ministério da Saúde disponibilizou um modelo de procuração, clique aqui. “Cabe ressaltar que poderá ser apresentado qualquer modelo de procuração, desde que constem todas as informações previstas no modelo disponibilizado pelo Ministério da Saúde”, informou o órgão em nota.
De acordo com a farmacêutica Karina Gisele Figueiredo Pereira Ribeiro, da Rede Minas Farma Itabira, com a procuração, familiares de pessoas do grupo de risco para o coronavírus podem buscar os medicamentos necessários sem burocracia. A Rede Minas Farma também disponibiliza o modelo de procuração impresso em suas unidades e tem serviço de delivery para a entrega de medicamentos.