Conceição tem 66 casos suspeitos de coronavírus e um em investigação
Todos os casos estão sendo monitorados pela pasta, conforme recomendações do Ministério da Saúde
O último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Mato Dentro aponta para 66 casos suspeitos de coronavírus e um em investigação. Todos os casos suspeitos estão sendo monitorados pela pasta, conforme recomendações do Ministério da Saúde. Portanto, não há casos confirmados no município.
A Prefeitura informa que os 66 casos em suspeita não fizeram a coleta de material para a realização do exame específico para identificação do Covid-19, uma vez que estes não atendem as indicações atuais para a testagem.
Conforme estabelecido pelo COES MINAS COVID-19 – Centro de Operações de Emergência em Saúde, as indicações atuais são: todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave hospitalizados, profissionais de saúde sintomáticos e em caso de surtos de síndrome gripal em locais fechados, como os hospitais. ⠀
Em relação ao único caso em investigação, a Secretaria Municipal de Saúde disse que está aguardando o resultado do primeiro exame laboratorial específico para Covid-19, que está sendo realizado pela Funed, laboratório de referência do estado de Minas Gerais. O prazo para liberação do resultado é de 07 a 10 dias, aproximadamente, contados a partir da data de recebimento da amostra no referido laboratório.
Circulação restrita de pessoas
Por meio do decreto municipal Nº 032/2020, a Prefeitura definiu diversas medidas para prevenir a evolução do contágio da Covid-19. O poder municipal decidiu que está restrita a circulação de grupos de pessoas pela cidade sem justificativa.
A orientação é que a circulação seja feira apenas para necessidades básicas, como ir a supermercados, padarias, farmácias e unidades de saúde. Além disso, o trânsito não deve ser feito em grupos. Agentes a serviço da Prefeitura poderão fazer abordagem e até mesmo acionar a polícia em caso de descumprimento do isolamento social.
Ponto de Apoio ao Enfrentamento
Outra medida para ajudar no combate do coronavírus foi a criação do Ponto de Apoio ao Enfrentamento ao Covid-19. A estrutura do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas, no bairro Saudade, foi aproveitada para instalação do ponto. Conforme informações da Prefeitura, originalmente o espaço era uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Contudo, devido à demanda do município, optou-se pelo Centro de Especialidades, aprovado pelo Ministério da Saúde. As obras estavam concluídas e uma grande inauguração já havia sido planejada. No entanto, devido à pandemia, mudou-se novamente o planejamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀