Postagens no Instagram motivam denúncias de dezenas por difamação em Itabira

Muitas pessoas foram às sedes das polícias Militar e Civil denunciar perfis criados na rede social com mensagens de ódio

Postagens no Instagram motivam denúncias de dezenas por difamação em Itabira
Foto: Thales Benício/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Dezenas de pessoas procuraram autoridades policiais em Itabira nesta terça-feira (26) para denunciar postagens feitas no Instagram com mensagens difamatórias. As vítimas foram até as sedes das polícias Militar e Civil para registrar ocorrências.

As vítimas relataram que contas anônimas foram usadas no Instagram para postagens de fotos das vítimas, em grande maioria mulheres, com dizeres vexatórios e humilhantes e discursos de ódio.

Até o início da tarde, a Polícia Militar já havia registrado uma ocorrência coletiva com quase 20 vítimas qualificadas. Já na Delegacia de Polícia Civil, cerca de 15 pessoas denunciaram o mesmo fato, muitas delas com cópias das postagens que já foram removidas do Instagram.

Segundo as polícias, as vítimas relataram que foram criadas várias contas anônimas e que as postagens iniciaram na noite de ontem (25). “Na medida que as pessoas iam denunciando, essas contas estavam sendo bloqueadas, mas a pessoa criava outra e continuava a prática criminosa”, disse uma mulher que preferiu não ser identificada.

“Essa pessoa quase destruiu o meu relacionamento, postando foto minha e afirmando que meu namorado é ‘chifrudo’. Espero que quem cometeu o crime seja descoberto e preso”, desabafou outra vítima.

A Polícia Civil informou que vai instaurar um inquérito para investigar o caso. Os policiais já têm alguns suspeitos e eles serão intimados para prestarem esclarecimentos.