Em tempos de distanciamento social, testemunhas de Jeová reinventam suas abordagens
Grupo religioso recorre a ligações, mensagens de texto e outras fórmulas para levar a palavra da bíblia
Habituados a irem de porta em porta, com uma bíblia na mão, para levar mensagens religiosas àqueles que se propõem a ouvi-los, os testemunhas de Jeová se viram obrigados a modificar suas abordagens neste período de pandemia.
Devido ao distanciamento social recomendado, o grupo religioso, que possui mais de 8 milhões de seguidores no mundo, tem recorrido a maneiras inusitadas de levar a palavra bíblica. Se antes a pregação era presencial, hoje ela é online, por meio de ligações, e-mails, mensagens de whatsapp e, até mesmo, vídeo conferências. Apesar de chamar a atenção, essas abordagens já eram utilizadas anteriormente, especialmente em locais cujo acesso é mais complicado, como prédios e condomínios. Durante a crise do Coronavírus, elas viraram regra.
Reação positiva
Porta voz dos testemunhas de Jeová da região, Marcus Leite diz que qualquer membro da congregação itabirana pode realizar a pregação, desde que possua o desejo de ajudar as pessoas com uma mensagem de otimismo. Ele ainda ressalta que a reação do público tem sido positiva.
“Nosso objetivo é fazer com que a mensagem seja transmitida de uma forma que a torne mais pessoal e prática. Por isso, percebemos que a ampla maioria das pessoas contatadas tem reagido de modo bastante favorável, se mostrando realmente gratas pelo nosso interesse, disposição e atenção”, relata.
E em um ano tão complicado para todos, Marcus defende que a palavra da bíblia se torna ainda mais importante. “Falar de consolo e esperança tendo por base uma referência tão importante quanto a bíblia, é, sem dúvida, uma grande oportunidade de ressaltar como o seu valor prático pode nos ajudar a lidar melhor com as dificuldades do tempo atual”, explica.
Abordar sem ser invasivo
Um desafio para os testemunhas de Jeová é realizar estas abordagens sem serem exageradamente invasivos e criarem uma rejeição perante outras pessoas. Para tal, Marcus e seus parceiros mandam as mensagens de texto, por exemplo, apenas à rede de contatos pessoal do grupo (parentes, amigos, conhecidos, contatos de trabalho). A solução parece estar dando certo, já que há casos de pessoas que se interessaram pelo tema a partir da intervenção.
“Percebemos com alegria que muitos dos que já nos ouviram se interessaram em conhecer mais sobre os ensinos da bíblia. Desta forma, decidiram iniciar um estudo bíblico modo regular, através de vídeo conferência, telefone ou cartas. Muitos também se dispuseram a visitar nosso site oficial, o jw.org, onde disponibilizamos um curso da biblia on-line e publicações que podem ser baixadas gratuitamente ou recebidas através de links”, destaca Marcus.
Sobre o futuro
Olhando para frente, Marcus espera poder voltar o quanto antes às pregações presenciais, mas salienta que as fórmulas utilizadas atualmente continuarão entre as atividades da congregação.
“A pandemia realmente foi algo inesperado e que nos moveu a adaptar rapidamente os nossos métodos às circunstâncias do momento. Esperamos, em breve, poder retomar a nossa pregação e ensino da forma habitual. Contudo, continuaremos nos esforçando, através das ferramentas possíveis, em prosseguir com amor e interesse a divulgação da mensagem da bíblia”, conclui.