Conceição do Mato Dentro se prepara para ter base do Samu

A visita técnica foi realizada na última semana e a estruturação do Samu de Conceição foi aprovada pelos membros do Cisnorje

Conceição do Mato Dentro se prepara para ter base do Samu
Foto: Prefeitura/CMD

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro anunciou, nesta quarta-feira (9), que o município terá uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

A visita técnica foi realizada na última semana e a estruturação do Samu de Conceição foi aprovada pelos membros do Comitê Gestor da Macro Norte/Jequitinhonha (Cisnorje). Ponderando o local de instalação da base descentralizada e do número 192 para a cidade.

Ainda sem funcionamento, a base será instalada no Centro de Especialidades Médicas (Cemo). O processo de implantação da base e contratação da equipe serão divulgados em breve.

Estiveram presentes a secretária Municipal de Saúde, Marizélia Radicchi; o diretor técnico do Cemo, Dr Henrique Mattos; o diretor técnico da Upa, Dr Juvêncio Guimarães, junto do Dr César Loredo; a coordenadora da Vigilância em Saúde, Jane Klein; a coordenadora Geral SAMU/secretaria executiva, Elaine Souza Guedes; o coordenador de frota, Wagner Aarão Cordeiro e o controlador interno, Woodin Machado.

Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar,  que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.