Metabase: André Viana anuncia candidatura ao Conselho da Vale

Para a disputa, Sindicato de Itabira e Região formou composição com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins

Metabase: André Viana anuncia candidatura ao Conselho da Vale
Foto: Gustavo Linhares/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


Na tarde desta quinta-feira (14), o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana, anunciou que disputará a eleição para ocupar a cadeira reservada aos trabalhadores no Conselho de Administração da Vale. Ele será acompanhado por Lúcio Azevedo, atual ocupante do posto e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (Stefen).

A composição, ainda, contará com o apoio de outros sindicatos, como o de Mariana, além de outras instituições. De acordo com André Viana, a Prefeitura de Itabira e a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig) já se manifestaram em favor da candidatura. As eleições acontecem entre os dias 9 e 11 de fevereiro — e apenas trabalhadores da Vale em todo Brasil podem participar.

Dessa forma, o Sindicato Metabase iniciará oficialmente a sua campanha, intitulada Investimentos de Norte a Sul, em busca do Conselho de Administração da Vale já nesta sexta-feira (15). “Teremos uma gestão compartilhada e estamos muito otimistas para essa eleição. A campanha é curta, então vamos fazer um trabalho corpo a corpo para apresentar as nossas propostas”, afirmou André Viana.

Importância estratégica

André Viana entende que ocupar uma vaga no Conselho de Administração é bastante importante para alavancar projetos nas operacionais da Vale, sobretudo em Minas Gerais e em Itabira e região. Sentar nessa cadeira significa ter voz ativa nas decisões que orientarão os trabalhos da empresa, inclusive discutindo o seu plano de investimentos.

Na quarta-feira (13), o presidente do Sindicato Metabase já havia afirmado para a reportagem do portal DeFato Online que estaria nessa disputa. Ele também ressaltou a importância de participar nas tomadas de decisão da empresa para que possam desenvolver projetos que valorizem os trabalhadores, assim como atrair investimentos nos municípios mineradores.

“O Metabase de Itabira buscou parcerias em nível nacional para disputar o Conselho da Vale com foco em investimentos nos trabalhadores nas áreas operacionais e nas comunidades em que a empresa atua, como Itabira”, ressaltou André Viana.

cassino criptomoedas