Itabira: movimentos sociais realizam novo protesto contra o governo Bolsonaro

Munidos de faixas e cartazes, os manifestantes caminharam, na manhã deste sábado, pela avenida João Pinheiro — interditando um dos lados da via

Itabira: movimentos sociais realizam novo protesto contra o governo Bolsonaro
Fotos: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Na manhã deste sábado (3), a avenida João Pinheiro, no centro de Itabira, recebeu novo protesto contra o governo federal. O ato, convocado por movimentos sociais e com participação de partidos, coletivos e organizações do campo de esquerda, pedia ampla vacinação contra a Covid-19 e o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB).

O protesto teve início às 10h, com concentração ao lado do Terminal Rodoviário Genaro Mafra, e aconteceu de maneira pacífica. Os manifestantes percorreram a avenida João Pinheiro, fechando um dos lados das vias, munidos de cartazes e faixas.

Durante todo o percurso, proferiram palavras de ordem e questionaram as políticas do governo federal, sobretudo as ações de prevenção à Covid-19. Também não escaparam das críticas o governador Romeu Zema; o ministro da economia Paulo Guedes e a mineradora Vale.

O ato contou com suporte da Superintendência de Transporte e Trânsito de Itabira (Transita). A manifestação terminou na praça Dr. Acrísio Alvarenga, onde os participantes discursaram.

Essa foi a segunda manifestação em um intervalo de 15 dias — e, novamente, contou com a participação de pouco mais de 50 pessoas. Durante o protesto, foram distribuídas máscaras PFF2, as mesmas utilizadas pelos profissionais da saúde nos hospitais brasileiros. Além disso, os participantes respeitaram as medidas sanitárias de distanciamento social.

Atos pelo Brasil

Ao menos 17 estados e em mais de 60 cidades contaram com protestos contra o governo Bolsonaro. Os atos foram registrados em: Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Confira as fotos da manifestação em Itabira:

Galeria de Fotos