Em Minas, homem é preso por “stalking” e estupro

Além de violentar sexualmente a vítima, suspeito ainda filmou o ato

Em Minas, homem é preso por “stalking” e estupro
Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu um homem, de 26 anos, suspeito de estuprar uma mulher, de 20, após chantageá-la. O mandado de prisão foi cumprido na sexta-feira (9), na residência do suspeito, em Carvalhópolis, no Sul do estado. Ele deverá responder na justiça pelos crimes de estupro e “stalking”.

A equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), da Delegacia Regional de Polícia em Pouso Alegre, realizou as investigações que levaram ao indiciamento do suspeito.

A vítima registrou o fato em abril deste ano, contando que conheceu o suspeito por meio de rede social, e que ele sempre direcionava as conversas para assuntos sexuais. A jovem ainda conta que foi ameaçada de ter as mensagens expostas caso ela não o encontrasse, para que assim deletasse a conversa. Com medo e constrangida, ela encontrou-se com o agressor, que a estuprou na ocasião.

De acordo com as investigações, além de violentar a jovem, o suspeito gravou cenas do estupro e as utilizou para continuar com as chantagens e ameaças. Insistindo na importunação sexual, ele conseguiu um novo encontro, quando repetiu o estupro.

O investigado, encaminhado para o sistema prisional, deve responder por estupro e pelo, recentemente inserido no Código Penal, crime de perseguição, conhecido por “stalking”.

O que é stalking?

Recém inserido no código penal, o stalking configura em crime de perseguição a uma pessoa específica. É uma conduta ilícita, por vezes obsessiva, que tem se tornado ainda mais comum na era das redes sociais.

Este tipo de crime pode ser punido com pena de reclusão de 6 meses a 2 anos e multa, que pode ser dobrada caso o ato seja cometido contra mulheres.

*Com informações da Polícia Civil de Minas Gerais