Metade da população de Monlevade recebeu ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid
São 39.042 beneficiados com a primeira dose
O número de primeiras doses da vacina contra o coronavírus aplicadas em João Monlevade até o momento é de 39.042. Os números são divulgados semanalmente através do vacinômetro disponibilizado no site da Prefeitura e também nas redes sociais do Executivo. Tendo o número aproximado de 80 mil habitantes, é fato que a cidade já tem 50% dos habitantes imunizados, pelo menos, com a primeira dose da vacina.
Todavia, somente a primeira dose não garante imunização eficaz. É necessário que todos tomem a segunda dose das vacinas disponibilizadas para vermos efeitos claros surtindo na contenção do vírus. Até o momento, 16.098 receberam a segunda dose.
Uma basta!
Com a chegada da vacina Johnson & Johnson, chamada Janssen, 1.539 monlevadenses já estão imunizados com apenas uma dose do imunizante. Diferente das demais vacinas, a Janssen surte efeito com uma dose aplicada.
Contemplados
Até aqui, os trabalhadores da saúde receberam 3.332 vacinas de primeira dose e 2.974 já receberam as duas. Já os idosos em instituições, 41 foram contemplados com a primeira aplicação e 41 estão com a segunda etapa do processo já finalizada.
Idosos com mais de 60 anos somam-se 13.775 doses primeiras doses aplicadas. Desses, 12.578 idosos nesta faixa etária estão com duas doses já recebidas.
De 37 anos a 59 anos, 12.535 primeiras doses da vacina já foram aplicadas. Além disso, 729 pessoas foram contempladas com a dose única da Janssen.
Pessoas com comorbidades estão recebendo a segunda dose ainda. Até o momento, 3.677 pessoas já estão com a primeira etapa da imunização e 212 com as duas vacinas no corpo. Puérperas, lactantes e gestantes com comorbidades já receberam 713 primeiras doses. Os deficientes permanentes receberam 341 doses. Doze pessoas em situação de rua foram imunizadas com a primeira dose.
Trabalhadores da força de segurança do município receberam 215 primeiras doses e 82 já estão com a imunização completa.
Educação e transporte coletivo
Já os trabalhadores da educação receberam 1.318 primeiras doses. Os profissionais que trabalham no setor de transportes coletivos receberam 378 doses. Lembrando que os próximos passos da vacinação serão divulgados durante o mês. Todos os dias o Portal DeFato acompanha a vacinação em João Monlevade e cidades do Médio Piracicaba.