Fundação Casa de Cultura homenageia maestro da Família Alcântara com programação diversificada
O evento tem o nome de “Festival Pedro Alcântara”
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Fundação Casa de Cultura, realiza o I Festival de Artes integradas Pedro Alcântara. A abertura do evento será no dia 26 de agosto, quinta-feira, às 18h, no anfiteatro Antônio Gonçalves (Centro Educacional de João Monlevade). A programação do Festival segue até o final do ano e tem como objetivo reunir e celebrar a diversidade cultural monlevadense com apresentações de dança, música, teatro, dentre outros.
Sobre a escolha do nome de Pedro Alcântara para o festival, a diretora presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, explica que se deve ao fato dele ter sido um grande artista da cidade.
“Ele foi um grande artista e infelizmente pouco valorizado no município. Pedro, juntamente com a Família Alcântara, levou e também elevou o nome de nossa João Monlevade para o Brasil e para o mundo”, comenta Nadja.
De acordo com ela, as atividades do Festival contemplam os trabalhadores da cultura que têm acessado o edital de credenciamento que continua aberto. “Esse é o maior investimento da Cultura exclusivamente para os artistas do município”, explica.
Segundo Nadja Lírio, o aporte financeiro varia de R$1mil a R$3.500 para cada artista ou grupo. O edital pode ser acessado pelo link.
Canais
O lançamento do Festival com as apresentações e as oficinas serão transmitidas pelo canal do Youtube da Prefeitura de João Monlevade.
e da Fundação Casa de Cultura.
Festival
O lançamento do Festival no Centro Educacional será aberto para um público de 120 pessoas, respeitando o espaçamento entre as cadeiras e todos os protocolos sanitários. Os convites poderão ser retirados na Fundação Casa de Cultura, localizada na rua Timóteo, 172, bairro Lucília, ou na loja Internet Super, localizada na avenida Wilson Alvarenga, 1059, bairro Carneirinhos. Informações pelo telefone 3851-4499.
Pedro Antônio Alcântara
Nascido no quilombo de Caxambu, distrito de Padre Pinto, na cidade de Rio Piracicaba, Pedro se destacou como solista, barítono, pesquisador regente e maestro da Família Alcântara Coral.
Com a Família Alcântara Coral, Pedro já se apresentou com Chico César, Martinho da Vila e Marku Ribas, além de programas de televisão com Xuxa, Jô Soares e no Tamanho Família, da Rede Globo. O grupo possui pelo menos três CDs gravados e participou de vários festivais. Foram entrevistados por várias revistas, jornais.
Pedro Alcântara foi um grande professor, tendo ensinado, inclusive, técnica vocal na Fundação Casa de Cultura. Ele integrou vários corais na cidade se destacando como solista no Coral Monlevade, brilhando também em duetos com a cantora lírica radicada em Berlim, Sylvia Klein. Mais tarde partiu para o Canadá para se aperfeiçoar no canto e estudar regência de coral. O maestro faleceu aos 69 anos, em dezembro de 2020, em decorrência da Covid-19.
Programação Festival Pedro Alcântara – mês de Agosto
Quarteto Acústico –TARA
Rock n’ Roll para todos os gostos
Tony Franco, Adriano Fidélis, Ricardo Drummer e André Rocha.
Data: 26 de agosto – quinta-feira às 18h
Local: Anfiteatro do CEJM
Anz 80 na veia
Amigos de infância se reencontram para cantar o rock dos anos 80
Brunão Rock & Blues, Maurício Santiago, André Souza
Data: 26 de agosto – quinta-feira às 18h
Local: Anfiteatro do CEJM
Banda da Casa
A banda formada por professores de música da Fundação Casa de Cultura canta a música soul brasileira: Tim Maia, Jorge Bem Jor, Lulu Santos, Sandra de Sá, Cláudio Zoli e muito mais.
Elton Gomes, Juninho Pereira, Fabrício Robert, Guilherme Ferreira
Data: 26 de agosto – quinta-feira às 18h
Local: Anfiteatro do CEJM
OFICINAS
Pintando sobre tecido – Ecobags
Artista: Regina Fraga
Data: 27 de agosto – sexta-feira às 18h (20 vagas a partir de 10 anos de idade)
Local: Escola Municipal Professora Cicinha Moura Simon (Estrela Dalva)
Jogo de Cena – Oficina de introdução ao teatro
Artista: Mariana Nolaço
Data: 28 de agosto – sábado às 14h – (25 vagas – a partir de 8 anos de idade)
Local: Escola Municipal Professora Cicinha Moura Simon
Criando quadros decorativos com pontilhismo
Artista: Raquel dos Santos
30 e 31 de agosto (segunda e sexta-feira)
Horário: às 18h – 20 vagas a partir 12 anos
Pintura étnica sobre tecido
Artista: Mírian Werneck
Data: 30/08 e 31/08 – 19h
(20 vagas a partir de 12 anos)
Local: Escola Municipal Professora Cicinha Moura Simon
Artes e plantas – Aprenda a fazer vaso de cimento decorativos
Artista: Elizabeth Madalena
Data: 30/08 e 31/08 – 18h
(15 vagas a partir de 14 anos)
Local: Fundação Casa de Cultura
Biscuit cultural, Patrimônio de João Monlevade: aprenda a fazer bonecos inspirados no nosso congado.
Artista: Magdala Peixoto
Data: 30/08 e 31/08 – 19h
Local: Fundação Casa de Cultura