Em reunião, Marco Antônio Lage e presidente da Vale discutem diversificação econômica de Itabira

Os dois conversaram na Mina Cauê e trataram de projetos para a diversificação econômica do município – mas sem apresentar, ainda, ações efetivas

Em reunião, Marco Antônio Lage e presidente da Vale discutem diversificação econômica de Itabira
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), e o diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, tiveram, no fim da manhã desta terça-feira (17), o primeiro encontro presencial. Os dois conversaram na Mina Cauê e trataram de projetos para a diversificação econômica do município. Segundo o chefe do Executivo, a reunião foi positiva e mostrou que Prefeitura e Vale estão com propósitos semelhantes para o período pós-mineração.

Embora o encontro tenha mostrado um alinhamento de discurso entre Prefeitura de Itabira e a empresa mineradora, nenhuma proposta efetiva para a diversificação econômica foi apresentada a partir desse encontro. A expectativa é de que essa aproximação seja o primeiro passo para projetos possam ser levantados e desenvolvidos para o crescimento econômico da cidade.

De acordo com Marco Antônio Lage, os momentos históricos de Itabira e da Vale coincidem. Enquanto o município desenvolve alternativas para ter um futuro sustentável, sem os recursos da mineração, a empresa também passa por uma transformação após os recentes desastres de Mariana e Brumadinho.

“A reunião confirmou esse encontro de propósitos. A Vale é uma empresa que está em transformação e Itabira é uma cidade que precisa se transformar e que vai se transformar. Ambos no caminho da sustentabilidade. A Vale com um pressuposto econômico, empresarial e ambiental e Itabira com o social, o que pressupõe também a sua diversificação econômica”, comenta o prefeito. “A Vale concorda que, ainda que haja mais tempo para a exploração mineral em Itabira, além do tempo previsto e já informado pela empresa, a preocupação com a diversificação econômica de Itabira é legítima e necessária. A empresa vai contribuir com os projetos que o município tem neste sentido”, completa Marco Antônio Lage.

Além do prefeito, também participaram da reunião o secretário municipal de Obras, José Maciel Paiva, e o assessor de Projetos e Captação de Recursos, Alisson Diego Batista Moraes. Pela Vale, ao lado do diretor-presidente Bartolomeo, estavam o diretor-executivo de Minerais Ferrosos e Carvão, Marcello Spinelli, e o diretor-executivo de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade, Luiz Eduardo Osorio, além do gerente-executivo da Vale em Itabira, Daniel Daher, o diretor de Operações do Corredor Sudeste, Luiz Gustavo Reche, o coordenador de Relações Institucionais, Daniel Argento, e os gerentes de Relações Institucionais, Gustavo Biscassi e Thais Oliveira.

Para a equipe da Prefeitura de Itabira, ficou clara a intenção da Vale de fazer de sua cidade-berço um case de sucesso de diversificação econômica. Dentro desse cenário, foram elencados projetos na área da Saúde, Logística, Turismo, Tecnologia e Educação, tendo a Unifei como carro-chefe dessa transformação econômica.

“Há uma sintonia e uma confiança entre as partes no sentido de construção de soluções efetivas para a cidade. Temos tido um diálogo franco e próximo da Vale desde o início da gestão e hoje, com a visita do presidente, ficou evidente que estamos em um caminho certo para tornar os projetos exequíveis e conquistarmos a diversificação econômica de Itabira”, finalizou o prefeito.

* Com informações da Prefeitura de Itabira.