Prefeitura de Itabira e DER firmam convênio para duplicar as MGs 434 e 129

A parceria é para a elaboração do projeto executivo da duplicação das rodovias, que deve ser licitado em 2022

Prefeitura de Itabira e DER firmam convênio para duplicar as MGs 434 e 129
Reunião para assinatura do convênio para elaboração do projeto executivo de duplicação das rodovias que ligam Itabira ao trevo da BR-381 – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira
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A Prefeitura de Itabira e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) firmaram, na quarta-feira (3), convênio para elaboração do projeto executivo de duplicação das rodovias MG-434 e MG-129, que ligam Itabira ao trevo da BR-381. A estimativa é de que o documento seja licitado e construído ao longo do próximo ano e que as obras estejam aptas a terem início no primeiro trimestre de 2023.

O convênio foi assinado na sede do órgão estadual, em Belo Horizonte, pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e, também, pelo diretor-geral do departamento, Robson Santana. Ainda acompanharam o ato o deputado estadual Bernardo Mucida (PSB), o secretário municipal de Obras, José Maciel Paiva, e o assessor de Gestão, Programas e Metas, Gabriel Quintão. Pelo acordo, o DER ficará responsável por licitar a empresa e fazer o acompanhamento técnico do projeto executivo. Já a Prefeitura fará o pagamento, com teto de R$ 2,7 milhões.

Segundo o secretário Maciel Paiva, o convênio é uma alternativa interessante porque aproveita a expertise do DER em contratações desse tipo de empresa.

“Importante é o seguinte: o trecho da rodovia que liga o trevo da BR-381 até o trevo da ETE Laboreaux, pertence, grande parte, ao DER. Então, se o município fosse fazer o projeto executivo, teria que passar pela fiscalização do órgão. Achamos por bem, após a reunião que tivemos com o governador [Romeu Zema, Novo], desenvolver o projeto em parceria, com a Prefeitura aportando os recursos necessários. O projeto executivo já inclui a parte ambiental e a parte fundiária e já estará dentro dos padrões do próprio DER. Este é o primeiro passo para o início da obra. Porque se você não tem o projeto, você não consegue nem mesmo buscar os recursos para a execução”, comentou Maciel Paiva.

Durante a reunião para a assinatura do convênio, o prefeito Marco Antônio Lage e o deputado Bernardo Mucida explicaram ao diretor-geral do DER a importância da duplicação para o presente e o futuro de Itabira no pós-mineração. O chefe do Executivo Municipal pediu a Robson Santana que o órgão estadual leve em consideração esse cenário da cidade no sentido de acelerar os trâmites naquilo que for possível.

“Tenho dito sempre, inclusive ao governador Romeu Zema, o quanto essa duplicação é vital para Itabira. Uma obra que aproxima a cidade sobremaneira da capital e do aeroporto de Confins. Isso é fundamental para as pretensões de diversificação econômica da cidade. Ao lado da questão da água, que já está sendo desenvolvida com o projeto do Rio Tanque, essa expansão da malha rodoviária é outro gargalo importante que precisamos superar. Esperamos que tudo ocorra dentro dos prazos e que, no início de 2023, no máximo, já possamos estar com tudo pronto para licitar a obra”, declarou Marco Antônio Lage.

Já o deputado Bernardo Mucida afirmou que o convênio é um ”primeiro passo de uma grande luta”. “Quem passa com frequência na BR-381 e acessa Itabira sabe da urgência dessas obras. Além de elevar o nível de segurança, esse projeto oferece à Itabira a possibilidade de diversificar sua economia”, disse.

Pleito antigo

A duplicação das MGs 129 e 434 é um pleito antigo da Prefeitura de Itabira. Em 2019, na gestão do então prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), foi firmado junto ao DER-MG o convênio 30.018/19, quando ficou definido que o Executivo local ficaria responsável por desenvolver o projeto executivo da obra a um custo aproximado de R$ 3 milhões.

* Com informações da Prefeitura de Itabira.