Diretor da Unifei Itabira deixa o cargo após desentendimentos com a reitoria
Professor Dair de Oliveira deixou o cargo de diretor do campus de Itabira da Unifei
O diretor do campus de Itabira da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Dair José de Oliveira, renunciou ao cargo nessa quinta-feira, 7 de dezembro. Além dele, o vice-diretor Márcio Tsuyoshu Yasuda também deixou a função. O rompimento acontece após um desentendimento com o reitor da instituição, Dagoberto Alves de Almeida, por causa de uma proposta de dividir o campus itabirano em unidades acadêmicas.
A polêmica teve início no mês passado, quando o Conselho Universitário (Consuni), órgão que controla a instituição em Itajubá e Itabira, determinou a divisão do campus itabirano em três unidades acadêmicas, cada uma reunindo determinados cursos da universidade. O diretor Dair, então, determinou uma consulta pública ente a comunidade acadêmica para saber se a medida contava com apoio interno.
O reitor Dagoberto não gostou do procedimento adotado pelo diretor e enviou ao campus de Itabira uma carta dura, desautorizando a consulta pública e ordenando a Dair que seguisse “escrupulosamente as normas e demais decisões hierárquicas, tanto da reitoria quanto dos conselhos superiores da instituição”. No mesmo dia em que a carta chegou à Unifei Itabira, a consulta foi suspensa.
Professor Dair e reitor Dagoberto: relação ficou complicada após desentendimento sobre proposta que veio de Itajubá Foto: DeFato
Mais polêmica
A polêmica, no entanto, não acabou com a suspensão da consulta. Logo depois, grupos ligados à Unifei publicaram uma carta atacando do reitor e em defesa do diretor Dair. O documento, assinado por 22 instituições, exaltava o caráter democrático do procedimento adotado pela direção da universidade em Itabira e criticava que a ação da reitoria “deixa transparecer uma falta de interesse em entender a realidade e a opinião dos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos”.
Nessa quinta-feira, o conselho do campus itabirano aprovou, por margem apertada, o relatório que veio de Itajubá sobre a divisão em unidades acadêmicas. Foram sete votos favoráveis, seis contrários e seis abstenções. No mesmo dia, Dair e seu vice renunciaram aos cargos.
A Unifei ainda não se posicionou oficialmente sobre a saída do diretor e do vice. DeFato Online tentou contato com o agora ex-diretor, mas não obteve sucesso.