HNSD afirma que começará a pagar salários atrasados de médicos na semana que vem

Provedor do HNSD, Vaquimar Vaz, afirma estar tomando todas as medidas para resolver problema de atraso de salários

HNSD afirma que começará a pagar salários atrasados de médicos na semana que vem

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) emitiu nota na noite dessa quinta-feira, 7 de dezembro, para se posicionar sobre matéria divulgada por DeFato Online em que médicos da casa de saúde e do Pronto-Socorro Municipal reclamam de três meses de salários atrasados. A instituição reconheceu o problema e estipulou datas para quitar os vencimentos de setembro e outubro.

De acordo com HNSD, os salários dos médicos referentes a setembro serão pagos na próxima quarta-feira, 13 de dezembro. Já os de outubro serão quitados em janeiro de 2018.

A escala de pagamentos foi definida em uma reunião entre a Provedoria, Comissão de Ética e diretorias Clínica e Administrativa do HNSD e a Secretaria Municipal de Saúde nessa quinta-feira. Segundo nota do hospital, o encontro foi “para traçar estratégias para o enfretamento da crise financeira que assola o setor de saúde da nossa cidade”.

Segundo reclamações de uma médica a DeFato Online, os atrasos afetam especialmente os profissionais da escala de plantão, nas áreas de Ortopedia, Cirurgia Geral, Pediatria, Cardiologia e urgências médicas. A profissional disse que os colegas de outras cidades estão vendendo bens e planejando ir embora de Itabira.

Na nota distribuída à imprensa, o HNSD afirma que o provedor Vaquimar José Vaz está tomando todas as medidas para regularizar a situação do pagamento dos médicos.

“Desde o ano passado, Itabira vem atravessando uma crise financeira no setor da saúde. Uma situação que é reflexo do cenário político-econômico brasileiro e da queda do preço do minério de ferro, ocorrido em 2016. Diante desse quadro, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) vem trabalhando arduamente para assegurar seus compromissos e garantir a prestação de serviço para a população de Itabira e região”, diz trecho da nota.

Confira, na íntegra, o posicionamento do HNSD:

Desde o ano passado, Itabira vem atravessando uma crise financeira no setor da saúde. Uma situação que é reflexo do cenário político-econômico brasileiro e da queda do preço do minério de ferro, ocorrido em 2016. Diante desse quadro, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) vem trabalhando arduamente para assegurar seus compromissos e garantir a prestação de serviço para a população de Itabira e região.

Nesta quinta-feira, 7 de dezembro, a imprensa itabirana divulgou que os médicos do HNSD e do Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI) estão com seus salários atrasados referentes aos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A direção do hospital, por meio do seu provedor, Vaquimar José Vaz, esclarece que todas as medidas estão sendo tomadas para regularizar a situação.

Ainda nesta quinta-feira, a Provedoria, Comissão de Ética e diretorias Clínica e Administrativa do HNSD se reuniram com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para traçar estratégias para o enfretamento da crise financeira que assola o setor de saúde da nossa cidade. Nesse encontro, ficou definido que os honorários referentes ao mês de setembro serão pagos na próxima quarta-feira, 13 de dezembro, e no mês de janeiro serão quitados os salários do mês de outubro.

ASCOM/HNSD               

Serviços relacionados