HNSD afirma que começará a pagar salários atrasados de médicos na semana que vem
Provedor do HNSD, Vaquimar Vaz, afirma estar tomando todas as medidas para resolver problema de atraso de salários
O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) emitiu nota na noite dessa quinta-feira, 7 de dezembro, para se posicionar sobre matéria divulgada por DeFato Online em que médicos da casa de saúde e do Pronto-Socorro Municipal reclamam de três meses de salários atrasados. A instituição reconheceu o problema e estipulou datas para quitar os vencimentos de setembro e outubro.
De acordo com HNSD, os salários dos médicos referentes a setembro serão pagos na próxima quarta-feira, 13 de dezembro. Já os de outubro serão quitados em janeiro de 2018.
A escala de pagamentos foi definida em uma reunião entre a Provedoria, Comissão de Ética e diretorias Clínica e Administrativa do HNSD e a Secretaria Municipal de Saúde nessa quinta-feira. Segundo nota do hospital, o encontro foi “para traçar estratégias para o enfretamento da crise financeira que assola o setor de saúde da nossa cidade”.
Segundo reclamações de uma médica a DeFato Online, os atrasos afetam especialmente os profissionais da escala de plantão, nas áreas de Ortopedia, Cirurgia Geral, Pediatria, Cardiologia e urgências médicas. A profissional disse que os colegas de outras cidades estão vendendo bens e planejando ir embora de Itabira.
Na nota distribuída à imprensa, o HNSD afirma que o provedor Vaquimar José Vaz está tomando todas as medidas para regularizar a situação do pagamento dos médicos.
“Desde o ano passado, Itabira vem atravessando uma crise financeira no setor da saúde. Uma situação que é reflexo do cenário político-econômico brasileiro e da queda do preço do minério de ferro, ocorrido em 2016. Diante desse quadro, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) vem trabalhando arduamente para assegurar seus compromissos e garantir a prestação de serviço para a população de Itabira e região”, diz trecho da nota.
Confira, na íntegra, o posicionamento do HNSD:
Desde o ano passado, Itabira vem atravessando uma crise financeira no setor da saúde. Uma situação que é reflexo do cenário político-econômico brasileiro e da queda do preço do minério de ferro, ocorrido em 2016. Diante desse quadro, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) vem trabalhando arduamente para assegurar seus compromissos e garantir a prestação de serviço para a população de Itabira e região.
Nesta quinta-feira, 7 de dezembro, a imprensa itabirana divulgou que os médicos do HNSD e do Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI) estão com seus salários atrasados referentes aos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A direção do hospital, por meio do seu provedor, Vaquimar José Vaz, esclarece que todas as medidas estão sendo tomadas para regularizar a situação.
Ainda nesta quinta-feira, a Provedoria, Comissão de Ética e diretorias Clínica e Administrativa do HNSD se reuniram com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para traçar estratégias para o enfretamento da crise financeira que assola o setor de saúde da nossa cidade. Nesse encontro, ficou definido que os honorários referentes ao mês de setembro serão pagos na próxima quarta-feira, 13 de dezembro, e no mês de janeiro serão quitados os salários do mês de outubro.
ASCOM/HNSD