Professora itabirana é homenageada em Portugal por artigo na área educacional
Denise é especialista em História do Brasil, pedagoga, palestrante e Mestre em Educação, Gestão e Políticas Públicas
A professora itabirana Denise Félix esteve em Lisboa/ Portugal no último dia 18 de novembro para receber uma homenagem pelo artigo “Metacognição, especificidades e estrutura”. O trabalho foi considerado um dos melhores já publicados nos últimos anos com a temática metacognição na área educacional e científica. Metacognição é a capacidade do ser humano de monitorar e autorregular os processos cognitivos.
O artigo foi considerado pela Associação Lusófono para o Desenvolvimento da Cultura e Conhecimento Científico (ALC) de Lisboa, como de grande contribuição para com a ciência educativa. A docente é professora de História e atua nas escolas Escola Estadual Doutor José de Grisolia e na Escola Municipal Filomena Jardim, ambas em Itabira.
Denise é especialista em História do Brasil, pedagoga, palestrante e Mestre em Educação, Gestão e Políticas Públicas. Satisfeita com a honraria recebida em terras lusas, ela acredita na importância de seu artigo e trabalho na área educacional. “Acredito que posso contribuir na participação de comissões para implantação de novos cursos para as faculdades que já existem aqui ou outras que possam vir a sediar na cidade, bem como auxiliar na gestão efetiva dos mesmos”, declara.
Já no próximo dia 14 de dezembro, a professora será homenageada com o título de comendadora pela Chancelaria do Estado do Espírito Santo.
Colecionando títulos
Em 2014, ela realizou um artigo científico e esteve na França para o apresentar em congresso. Este ano foi agraciada como professora destaque da Inconfidência Mineira, em cerimônia restrita no dia 21 de abril, em Ouro Preto. Já em agosto também deste ano, ela recebeu em São Paulo, pelo jurista e jornalista Marco Bucauter, o Troféu Evidência, no segmento Educação.
Colecionadora de honrarias, Denise sabe que, os títulos vão muito além do mérito próprio, mas ela pretende incentivar os conterrâneos a enxergar o seu valor. “Meu intuito em relatar um pouco de minha história é para mostrar que o itabirano tem tido expressão fora, haja visto que já palestrei em vários países. Quero incentivar os estudos dos jovens”, declarou.
Denise conta que durante o curso de Mestrado o orientador gostou da dissertação e a incentivou para que submetesse seus trabalhos a variados congressos.