Evento discute boas práticas de empreendedorismo juvenil em Itabira
FCCDA teve programação ampla, com palestras, painéis e exposições
O Sebrae Itabira realizou nessa terça-feira, 14 de novembro, o Crescer – Seminário Regional de Educação. O evento reuniu gestores, empreendedores, professores, estudantes e especialistas ligados à educação. Paralelo ao evento ocorreu a Feira do Jovem Empreendedor de Itabira, com iniciativas criadas por jovens de diversas instituições públicas e privadas da cidade.
A programação transcorreu durante todo o dia na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, no Centro, e lotou o espaço.
Analista do Sebrae, Winícius Oliveira Freitas cita que a iniciativa é parte de um trabalho realizado em Itabira e outros nove municípios da região: o projeto Cultura Empreendedora, com capacitações de alunos em instituições de ensino.
O assunto é de interesse do Sebrae porque a educação é parte da Lei Geral, também conhecida como Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2016 apontou que mais da metade da população brasileira (53,6 %) que está entre os 18 e 64 anos tem conhecimento, habilidade e experiência necessários para iniciar um novo negócio. Porém, segundo o estudo divulgado pelo Sebrae, quase um terço dos especialistas brasileiros atribui o baixo nível de educação e a falta de capacitação ao desafio da abertura e manutenção de novos negócios.
“A proposta do seminário foi criar esse ponto de discussão regional sobre educação, tendo a questão do empreendedorismo, do protagonismo juvenil”, enfatizou Winícius.