Moradores organizam abaixo-assinado e voltam a protestar após corte de árvores no Centro e no Pará
Moradores protestaram na Câmara de Vereadores de Itabira
O corte de diversas árvores nos bairros Centro e Pará ainda rende protesto de moradores dessas localidades. Um grupo de manifestantes esteve na Câmara de Vereadores na última terça-feira, 7 de novembro, e cobraram um posicionamento mais firme dos parlamentares. Eles ainda organizam um abaixo-assinado que deverá ser endereçado ao Ministério Público.
Nas últimas semanas, árvores exóticas e imunes ao corte, isto é, protegidas por lei, foram cortadas na praça do antigo zoológico, na avenida Martins da Costa, e no talude de acesso ao Cemitério do Cruzeiro, no bairro Pará. Nos locais haviam ipês-amarelos, além de um túnel verde que incluía pata-de-vaca e flamboyant. Moradores relataram a derrubada das plantas também em outras vias adjacentes e em outros bairros, como próximo ao Centro Histórico.
Nessa terça-feira, a pedido do vereador Solimar Silva (SD), o também parlamentar Rodrigo Diguerê (PV) leu um manifesto escrito pelos moradores. No documento, os vizinhos das árvores cortadas chamam o ato de “arboricídio” e exigem “transparência de todos os atos que envolvem os agentes públicos responsáveis pela execução dos cortes”. Os moradores ainda afirmam que não estão convencidos pelos argumentos até então apresentados, de que as árvores representavam ameaça à segurança pública.
“Solicitamos a intervenção imediata do Ministério Público e demais autoridades competentes para impedir a continuidade desses serviços que estão sendo executados à revelia da vontade popular e que tome as devidas providências para a apuração do caso”, traz outro trecho do manifesto. O abaixo-assinado organizado pelos moradores já tem mais de 400 nomes.
Rodrigo Diguerê e Solimar Silva cobraram da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano os laudos técnicos que comprovam a necessidade dos cortes das árvores. Solimar ainda pediu o replantio de mudas nos locais afetados. Na semana passada, o oposicionista Weverton Vetão (PSB) já havia reclamado dos cortes e solicitado a presença da responsável pela pasta, Priscila Braga, para explicar o serviço.

Árvores foram cortadas no bairro Pará, na Praça do Zoológico Foto: Wesley Rodrigues/DeFato
Taxativa
Em entrevista à DeFato Online, no fim de outubro, a secretária foi taxativa. Priscila ressaltou que os cortes foram substanciados por laudos técnicos e pareceres de especialistas da pasta. Disse também, naquela época, que outras árvores serão suprimidas na cidade, “por comprometerem a segurança de cidadãos”.
“Houve realmente uma limpeza muito grande de árvores na avenida Martins da Costa, onde chamamos de Praça do Zoológico, e houve também uma limpeza muito grande no talude de acesso ao cemitério. E haverá mais, como já houve no Areão, Vila Amélia e outros bairros – faz parte do nosso trabalho ‘Cidade Limpa’. É importante que tenhamos muitas e muitas árvores, mas nos locais adequados”, posicionou a secretária.